Brasil Brasil Acesso

Notícias

Programa de extensão leva tratamento de saúde a detentas

07/01/2010 17:20

As detentas da Penitenciária Feminina de Teresina receberão, nos próximos meses, assistência à saúde. Elas serão atendidas pelos alunos do curso de Enfermagem e que fazem parte de um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). As detentas terão atendimentos ginecológicos e passarão por exames.

Na tarde da próxima quarta-feira (13), a professora e coordenadora do projeto, Fernanda Sousa, irá se reunir com a secretária estadual de Justiça e Direitos Humanos, Cléia Maia. Elas irão discutir e traçar como será desenvolvido o programa de extensão dentro da penitenciária feminina. "Iremos conversar e fazer um planejamento, saber como conseguiremos os materiais necessários para fazer os atendimentos", comentou a professora.

Fernanda Sousa adiantou que a idéia inicial é ir à penitenciária duas vezes por semana até atender toda a população do local. Ao todo, a penitenciária feminina conta com mais de 100 detentas. Elas serão submetidas a exames de prevenção do câncer de colo do útero e outros tipos de exames que identifique doenças que acometem as mulheres em idade fértil.

"A maioria dessas mulheres não tem acesso a esses exames. Por isso, vamos levá-los até elas", explicou a professora. Durante esses atendimentos, será feito o diagnóstico. Se for detectado algum tipo de problema, as mulheres passaram por tratamento feito pelos próprios alunos da UFPI. Apenas os casos mais graves serão encaminhados para as unidades de saúde.

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.