Programa de extensão leva tratamento de saúde a detentas

07/01/2010 17:20

As detentas da Penitenciária Feminina de Teresina receberão, nos próximos meses, assistência à saúde. Elas serão atendidas pelos alunos do curso de Enfermagem e que fazem parte de um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). As detentas terão atendimentos ginecológicos e passarão por exames.

Na tarde da próxima quarta-feira (13), a professora e coordenadora do projeto, Fernanda Sousa, irá se reunir com a secretária estadual de Justiça e Direitos Humanos, Cléia Maia. Elas irão discutir e traçar como será desenvolvido o programa de extensão dentro da penitenciária feminina. "Iremos conversar e fazer um planejamento, saber como conseguiremos os materiais necessários para fazer os atendimentos", comentou a professora.

Fernanda Sousa adiantou que a idéia inicial é ir à penitenciária duas vezes por semana até atender toda a população do local. Ao todo, a penitenciária feminina conta com mais de 100 detentas. Elas serão submetidas a exames de prevenção do câncer de colo do útero e outros tipos de exames que identifique doenças que acometem as mulheres em idade fértil.

"A maioria dessas mulheres não tem acesso a esses exames. Por isso, vamos levá-los até elas", explicou a professora. Durante esses atendimentos, será feito o diagnóstico. Se for detectado algum tipo de problema, as mulheres passaram por tratamento feito pelos próprios alunos da UFPI. Apenas os casos mais graves serão encaminhados para as unidades de saúde.