Judoca Sarah Menezes vai ministrar palestras na UAPI

07/01/2010 12:27

Como forma de divulgar as potencialidades do Piauí em todos os setores e incentivar os alunos da Educação a Distância da Universidade Federal do Piauí com valores como auto-estima e superação,  o reitor Luiz Santos Júnior se reuniu na manhã desta quinta-feira (dia 7) com o diretor do Centro de Educação a Distância da UFPI (CEAD), professor Gildásio Guedes, a premiada judoca piauiense Sarah Menezes e seu técnico, Expedito Falcão. O encontro oficializou a participação da atleta como palestrante motivacional do Centro.

A primeira palestra da judoca vencedora do Prêmio Brasil Olímpico está agendada para a próxima quarta-feira, dia 13, às 15h na sede da Universidade Aberta do Piauí (UAPI). Na oportunidade, Sarah Menezes falará um pouco sobre sua carreira no esporte e da capacidade dos piauienses de se destacarem. Após Teresina, Sarah  ministrará palestras em Bom Jesus, Floriano, Picos, Parnaíba e Simplício Mendes.

"Fico muito feliz pelo convite da Universidade para falar um pouco da minha vida e da capacidade que nós piauienses temos de nos superar. Muitos não acreditam nisso", analisa a judoca.

No encontro, o reitor Luiz Júnior ressaltou o grande orgulho que sente ao ver pessoas como Sarah Menezes, que apesar de todas as adversidades conseguiu grandes êxitos, levando uma imagem positiva do Piauí para o Brasil e para o mundo. "Fico muito feliz de ver os piauienses vencerem, na vida e na luta, como a Sarah", afirma.

Além disso, o reitor manifestou também a necessidade que o Estado possui de uma estrutura adequada para treinamento de atletas, e de seu interesse em contribuir para amenizar o problema através do projeto de uma vila olímpica. "O projeto já foi aprovado e está em andamento", antecipa.

A idéia de convidar a atleta para participar do Ensino a Distância através dessas palestras surgiu da grande admiração do professor Gildásio Guedes, que utiliza o exemplo de Sarah Menezes em uma de suas palestras. "Ministro há mais de três anos uma palestra sobre sucessos considerados improváveis, e sempre mostrei as imagens da Sarah como sendo um exemplo de determinação", relata.

Sobre a UAPI

O Programa Universidade Aberta do Piauí foi implantado em 2006 para possibilitar formação superior gratuita e de qualidade a quem não tem a oportunidade de se deslocar para grandes centros, sendo considerado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), como um modelo a ser seguido por outros estados.

A metodologia de estudo dos cursos do EaD combina material impresso, áudios, vídeos, multimídia, internet e videoconferências, realizados na Plataforma Virtual de Ensino e Aprendizagem, Moodle. Além disso, a plataforma de aprendizagem permite a realização de fóruns de discussão, troca de mensagens e salas de bate-papo que viabilizam maior interação entre alunos e professores.

A UAPI é resultado da parceria entre os governos federal e estadual. Cabe ao Governo do Estado a responsabilidade pela implantação e manutenção da infra-estrutura dos pólos de apoio presencial; o Ministério da Educação (MEC) pelo controle geral do programa Universidade Aberta do Brasil e seu financiamento; e a UFPI fica com a responsabilidade acadêmica administrativa do programa, empenhando-se na organização de toda parte pedagógica dos cursos.

O projeto compreende sete diferentes áreas de ensino, Bacharelado em Sistemas de Informação, Licenciatura em: Ciências Biológicas, Filosofia, Matemática, Pedagogia, Química e Física. Todas as graduações são obtidas por métodos de aprendizado e ensino que funcionam através de pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), situados em 30 pontos do estado do Piauí.