Metrô de Teresina será abastecido com biodiesel produzido pela UFPI

07/01/2010 11:06

O reitor da UFPI, Luiz Júnior e o governador do Estado, Wellington Dias se reuniram nesta quarta-feira para tratar de vários assuntos importantes para o Piauí. Na reunião, o Governador solicitou que a UFPI produza biodiesel para atender a demanda do metrô de Teresina. Com isso, o Piauí passará a ter o primeiro metrô movido a biodiesel do mundo.

A UFPI já dispõe do primeiro Laboratório Escola da Usina de Biodiesel do estado, com fabricação de 1,5 mil litros do combustível por dia. A nova demanda será possível devido à reforma e ampliação do laboratório. "Nós estamos providenciando toda a reforma do laboratório, que em breve terá uma na estrutura, com possibilidade de atender a demanda do Governo. Nosso objetivo também é garantir que toda a frota da UFPI, bem como as caldeiras do nosso Hospital Universitário sejam abastecidas por biodiesel", destaca Luiz Júnior.

As iniciativas com o novo combustível será possível graças ao trabalho desenvolvido pela professora de Química, Maria Alexandra, que também participou da reunião e que ficará responsável pelo projeto. "Produzimos biodiesel em pequena escala, mas estamos trabalhando para ampliar nossa produção. Com o novo laboratório escola poderemos ter várias linhas de pesquisa, inclusive envolvendo a Engenharia Mecânica. Além disso, são diversas as matérias-primas que podemos utilizar como soja, algodão, óleo de babaçu, entre outros", destaca a professora.

Na reunião, o governador ainda se comprometeu em se esforçar junto ao Governo Federal para a contratação, através de concurso, dos funcionários que atuarão no Hospital Universitário. "O HU é uma prioridade e vamos sim nos esforçar para que ele realmente possa funcionar", disse Wellington Dias.

Nas próximas semanas, Dias deve visitar vários Ministérios como do Planejamento, Educação e Saúde e deve tratar do assunto. "Para nós, o empenho do Governador é essencial. Já fizemos o que dependia de nós. Agora sua influência política junto ao Governo Federal será decisiva", garante Luiz Júnior.