Psicóloga e pesquisadora francesa participa de defesa de mestrado na UFPI

21/12/2009 12:59

Através do Programa de Mestrado em Enfermagem da UFPI, enfermeiros, professores e pesquisadores da área tiveram a oportunidade de conhecer de perto a psicóloga autora de obras estudadas por diversas áreas do conhecimento, Denise Jodelet. A professora, doutora, pesquisadora, psicóloga da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Laboratoire de Psychologie Sociale Boulevard Raspail em Paris - França, participou na manhã de hoje (dia 21), da Banca de Defesa Final da Dissertação de Mestrado intitulada: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA BIOSSEGURANÇA ELABORADAS POR ENFERMEIROS, da mestranda Andréia Rodrigues Moura da Costa Vale, orientada pela Profª Drª Maria Eliete Batista Moura

Segundo a Prof. Dr. Livramento Fortes, a visita da pesquisadora terá muito a acrescentar às pesquisas desenvolvidas na UFPI."Certamente, o olhar de uma pesquisadora que é referência mundial em estudos que utilizam a Teoria das Representações Sociais nas pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Enfermagem somente irá engrandecer e aprimorar a produção de conhecimentos, bem como abrirá caminhos para parceria e intercâmbios internacionais importantes para fortalecimento da Pós-Graduação na UFPI", analisa.

A mestranda Andréia Vale, ao lado de Denise Jodelet e da Prof. Telma Maria Araújo

Após a apresentação da dissertação, Denise Jodelet citou a importância da utilização da teoria das Representações Sociais na área da saúde. "A saúde foi o primeiro campo a trabalhar o conhecimento de Representações, através do saber prático que também ajuda a construí-las", afirmou.

Além deste momento acadêmico a Profª Drª Denise Jodelet participará de Reunião Científica promovida pela Coordenação do Mestrado em Enfermagem da UFPI no turno da tarde, na sala de Reuniões do Departamento de Enfermagem, momento no qual fará palestra apresentando a evolução e aplicabilidade da Teoria das Representações Sociais nas diversas áreas do conhecimento, com destaque para o campo da psiquiatria e da saúde mental, área de investigação de maior interesse, com livro de sua autoria intitulado: LOUCURAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS.

Desnide Jodelet e membros do Programa de Mestrado em Enfermagem

A pesquisadora Denise Jodelet em conversas informais demonstrou interesses de intercâmbios com o grupo de pesquisa do Mestrado em Enfermagem sobre Envelhecimento e Saúde, coordenado pela Profª Drª Maria do Livramento Fortes Figueiredo, que considerou extremamente importante a possibilidade para troca de experiências e fortalecimento da produção de conhecimento no nosso estado.