Reitor visita centros de aplicação de provas no último dia do PSIU

16/12/2009 13:26

Para verificar de perto o andamento do último dia de aplicação de provas do PSIU, o reitor da UFPI, Luiz Júnior, visitou dois Centros de Aplicação de Provas (CAPs) da capital na manhã desta quarta-feira (16): O Instituto de Educação Antonino Freire e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

O reitor esteve presente nos quatro dias de aplicação das provas em diferentes CAPs e afirma que realiza estas visitas todos anos. "Todo ano visito entre dois a quatro centros por dia, para me certificar que está correndo tranquilamente a seleção dos futuros alunos da UFPI", analisa Luiz Júnior, considerando que os novos discentes vão ingressar em uma Universidade bem melhor.

Na oportunidade, Luiz Júnior agradeceu à prefeitura municipal e ao governo do Estado pela compreensão em ceder seus espaços escolares para a realização das provas. "Sem a participação dessas entidades não seria possível acomodar tantos candidatos, que este ano foram cerca de 22 mil", analisa.

Ainda segundo Luiz Júnior, os candidatos oriundos dessa seleção serão agraciados com uma Universidade contemporânea, bem estruturada e com profissionais qualificados que poderão fornecer todo o suporte teórico e prático necessário para uma boa formação superior. "Os nossos novos alunos vão estudar na UFPI modernizada, um ótimo ambiente, com novos cursos que não existiam em nenhum lugar no estado, a exemplo de Engenharia de Produção. Além disso, com a parceria com universidades européias, esses estudantes terão a oportunidade de ter experiências acadêmicas no exterior", analisa.

O último dia do PSIU ocorreu com tranqüilidade em seus 42 centros de aplicação de provas distribuídos pelo estado. Mais de 22 mil alunos responderam hoje a prova específica dos cursos aos quais estão concorrendo, além da redação, cujo tema foi "O desafio da inclusão digital". O resultado do PSIU deve ser divulgado até o dia 23 de janeiro de 2010, em local e horário ainda não definidos.