Professores da UFPI ganham financiamento para desenvolver APLs

14/12/2009 15:02

No começo deste mês o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq/MCT) divulgou o resultado do Edital 031/2009, que no total selecionou 42 propostas para a capacitação, pesquisas tecnológicas e de inovação que irão desenvolver Arranjos Produtivos Locais (APLs) nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A Universidade Federal do Piauí teve os projetos dos professores Geordy Pereira e Jaíra Gomes aprovados no edital.

O projeto do professor Geordy Pereira, do curso de Engenharia de Produção, irá fomentar políticas de capacitação no pólo produtivo de calcados, bolsas e similares em Teresina/PI, nas regiões sudeste (centro de produção do grande Dirceu) e norte (centro de produção do Mocambinho) no intuito de desenvolver as empresas do setor, com vistas a melhoria da qualidade, da produtividade e da competitividade.

O FNDCT Ação Transversal irá investir R$ 3 milhões no Edital 031/2009. Foram dois temas: Capacitação, com 27 projetos selecionados, com propostas de elaboração e aplicação de cursos de curta duração para a mão de obra envolvida em APLs. O segundo tema contemplou 15 projetos para a interação de instituições de pesquisas e pesquisadores com as empresas integrantes dos APLs.

Veja o resultado completo do edital.