Segundo dia de PSIU ocorreu sem transtornos; Veja o gabarito

14/12/2009 12:55

A exemplo do que aconteceu no primeiro dia, a aplicação de provas da segunda etapa do Programa Seriado de Ingresso na Universidade (PSIU) ocorreu sem grandes transtornos. Na manhã desta segunda-feira (14), mais de 21 mil estudantes participaram do processo seletivo. Deste total, 18 mil concorrem às 2.928 vagas oferecidas pela instituição de ensino em 2010.

De acordo com o presidente da Coordenadoria Permanente de Seleção (COPESE), Gilvan Lima, o segundo dia de provas foi marcado pela tranqüilidade. "Foi tudo tranqüilo. Não foi registrado nenhum incidente nos pontos de aplicação", afirmou o presidente da COPESE. Há 42 centros de aplicação de provas espalhados pela capital e nas cidades de Bom Jesus, Floriano, Picos e Parnaíba.

Gilvan Lima ressaltou que a imprensa foi uma das responsáveis pela ausência de incidentes nos dois primeiros dias de prova. "Temos que agradecer a participação da imprensa. Ela fez um trabalho de divulgação e reforçou aquilo que há no edital. Isso contribuiu para que alguns transtornos não ocorressem este ano", frisou o presidente da COPESE. Entre os transtornos, estão o uso de celulares, esquecimento de documento de identificação, entre outros.

Outro fator que contribui para tranqüilidade da aplicação das provas foi o esquema de segurança montado pela Universidade. Estão sendo usados aparelhos de rastreamento eletrônico por satélite, detectores de metal e pessoas treinadas para detectar qualquer atitude suspeita nos centros de aplicação de prova.

Além do esquema de segurança, os 42 pontos de aplicação de prova contam com postos médicos para atender os candidatos que apresentarem algum problema de saúde. No domingo, por exemplo, uma estudante passou mal e foi atendida pela equipe médica que estava a postos no Setor de Esportes da UFPI.

Veja a prova e o gabarito do segundo dia do PSIU.