UFPI levou segunda maior delegação ao 61º Congresso de Enfermagem

14/12/2009 09:13

O Piauí teve a segunda maior delegação durante o 61º Congresso Brasileiro de Enfermagem, realizado semana passada em Fortaleza (CE). O Congresso foi um dos maiores eventos científicos da enfermagem brasileira, com 5.458 inscritos. O Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, especialmente o Programa de Mestrado em Enfermagem da UFPI, teve uma participação de destaque no evento.

Alunos da Graduação e da Pós-Graduação (Mestrado em Enfermagem), Professoras e Pesquisadoras do Departamento de Enfermagem/UFPI apresentaram trabalhos científicos e relatos de experiência desenvolvidos em nossa universidade. Neste sentido, uma das conferencistas do evento foi a professora Maria do Livramento Figueiredo, docente, pesquisadora e sub-coordenadora do Programa de Mestrado em Enfermagem da UFPI.

A exposição da professora no painel Proteção ambiental nas diretrizes curriculares da Enfermagem e na implantação dos projetos político- pedagógicos agradou aos participantes do evento. Maria do Livramento conta que utilizou da sua experiência na docência da disciplina Saúde Ambiental, da sua atuação como ambientalista e secretária municipal de meio ambiente de Teresina-PI.

Maria do Livramento Figueiredo também apresentou o trabalho oral Formação Sócio-Ambiental do Enfermeiro: uma experiência bem sucedida na UFPI, destacando as estratégias metodológicas inovadoras e participativas de ensino aprendizagem dos alunos, na perspectiva da cidadania e sustentabilidade.

A UFPI foi destaque, ainda, na Seção de Premiação, onde onze trabalhos científicos foram premiados, o que representou mais da metade dos Prêmios do 61º CBEn. Dentre estes se destacaram as produções das mestres recém egressas do Mestrado em Enfermagem da UFPI, o que vem o que evidenciou o caminho certo na produção científica em nosso estado.