Deputado e lideranças propõem descentralização da UFPI em Teresina

11/12/2009 17:33

Nesta sexta-feira (11/12), o deputado estadual Fernando Monteiro reuniu-se com o reitor da Universidade Federal do Piauí, Luiz Santos Júnior, e com lideranças da zona Sul de Teresina para reivindicar a descentralização dos cursos da universidade, através da construção de um campus na região. As lideranças argumentam que muitos jovens têm seus estudos inviabilizados pela distância de suas residências em relação ao campus Ministro Petrônio Portella, na zona Leste.

"Estamos atendendo a uma reivindicação já de alguns anos, de lideranças da zona Sul de Teresina, para aproximar a universidade da zona Sul da cidade, que tem um contingente populacional significativo", afirmou o deputado piauiense. Para ele, além da diminuição de despesas como locomoção, a implantação desses cursos motivaria muitos jovens a estudar.

Na reunião, as lideranças pontuaram que houve a expansão da UFPI, mas não houve a descentralização da universidade. O reitor explicou que o processo de descentralização ocorreu rumo ao interior do estado, com 52 novos cursos (presenciais e à distância), sendo sete deles em Teresina, mas disse que é preciso avançar mais, junto com parlamentares estaduais e federais. De acordo com Luiz Júnior, o pleito é corretíssimo, mas é preciso sensibilizar os políticos para levar um campus da UFPI para o bairro Parque Piauí, além de fazer um levantamento sobre quais cursos levar. "O ideal é criar um campus naquela região, mas tem que haver uma ação política, uma ação integrada. No governo federal não temos mais condições de avançar se não for politicamente. Já avançamos ao máximo junto aos recursos do MEC", disse o reitor da UFPI.

O reitor também se comprometeu a dar o primeiro passo, elaborando o projeto e seu orçamento. "É uma reivindicação justa e essa é uma região populosa da capital. É mais que necessário expandir dentro de Teresina. Vamos elaborar um projeto até a primeira quinzena de janeiro e teremos uma nova reunião para mobilizar nossos políticos", acrescentou.

Tamires Coelho - Bolsista Coordcom