Projeto de extensão em comunidade carente entrega kits e certificados

10/12/2009 17:32

Nesta quinta-feira (10/12), foram entregues certificados de um projeto de extensão da Universidade Federal do Piauí, realizado no bairro Vila Bandeirantes, em Teresina. O Projeto de Confecção de Produtos e Hidrossanitários ensinou um grupo de moradores carentes a fazerem objetos, como caixas para presentes, de material reciclado, além de produtos de higiene, como sabonetes. O reitor da UFPI, Luiz Santos Júnior, participou da entrega e destacou a importância dos projetos de extensão.

O projeto foi baseado em um curso prático com cerca de 40 pessoas, que ensinou como produzir materiais de limpeza e objetos a partir de reciclados, tendo em vista melhorar a renda de membros da comunidade e inserindo discentes - promovendo a prática acadêmica aliada ao contato com a realidade. "A extensão é essencial para aplicar os conhecimentos da sala de aula. Há pessoas que não dão valor à extensão. Esse trabalho é importante porque vivemos um momento de conservação do planeta e de uma valorização da consciência ecológica", explicou a professora Zozilena Fróz.

foto 1
foto 19
foto 20
foto 21

O reitor Luiz Júnior enfatizou a importância de projetos de extensão na UFPI. "As vezes, a universidade tem ações no interior e se esquece de Teresina. A UFPI tem crescido em sua estrutura, atuando em várias comunidades no interior do estado e tem condições de atuar mais. Se nós elaborarmos mais projetos envolvendo as comunidades de Teresina, mais recursos virão. A UFPI tem poder econômico e poder racional - representado através do que nós temos de melhor: nossos alunos e professores", frisou.

O coordenador do projeto, o professor José Vieira de Sousa Filho, do curso de Farmácia, pontuou que o projeto vem sendo implantado desde o começo do semestre 2009.2. "Considero a maior turma de projetos ministrados por mim, em dez anos. A importância que eu vejo é que proporciona essas pessoas que participam o desejo de ter seu próprio negócio, se auto valorizando", acrescentou.

Membros da comunidade agradeceram ao reitor e aos professores, e pediram que o projeto não pare na comunidade carente. Além dos certificados, foram distribuídos gratuitamente kits com os produtos produzidos pelos moradores. O projeto foi viabilizado pela Coordenadoria de Programas e Projetos de Extensão - PREX e executado pela Coordenadoria de Assuntos Culturais e Comunitários.

Tamires Coelho - Bolsista Coordcom