Curso de Arquitetura da UFPI entrega sete projetos para a ADH

10/12/2009 08:10

Após um semestre inteiro dedicado ao estudo de propostas arquitetônicas de uso social, cultural, educacional, ambiental, de serviços e de lazer, integradas  ao contexto urbano teresinense, a disciplina de projetos arquitetônicos 6, ministrada pelas professoras Alcilia Afonso (Kaki) e Sandra Selma, conseguiu atingir a sua meta junto aos alunos, que realizaram sete excelentes projetos para serem construídos no conjunto habitacional Jacinta Andrade, zona norte de Teresina, financiado pelo PAC/ Governo Federal.

A apresentação dos projetos ocorreu nesta quarta-feira (9), no Auditório do Centro de Tecnologia da UFPI, contando com a presença de professores e alunos da disciplina, além da presença de técnicos da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), comandados pelo presidente do órgão Marcelino Fonteles.

O Conjunto possuirá 4300 casas, além de edifícios voltados para fins educacionais, de saúde e segurança. As áreas verdes e novas propostas de uso ficaram sob a responsabilidade da disciplina de projetos arquitetônicos 6.

Tais propostas serão encaminhadas ao Governo Federal, através do professor Marcelino Fonteles, que se encarregará de pleitear em Brasília os recursos para a realização concreta das propostas, e que teve também, a fundamental parceria com a Caixa Econômica Federal, através da GIDUR.

Foram projetadas sete edificações e áreas verdes urbanizadas para proporcionarem melhoria habitacional ao Conjunto que abrigará aproximadamente 20 mil pessoas. Foram projetados Centro de educação ambiental;  Centro de serviços e comércio; Centro de lazer e gastronomia; Centro poliesportivo; Centro para Melhor Idade;  Centro cultural e uma Usina de tratamentos de resíduos sólidos.

"As propostas visam proporcionar não apenas uma melhoria sócio-cultural na área da Santa Maria da Codipi, mas também, gerar emprego e renda para aquela comunidade, visando dotar a região de uma infra-estrutura que acarrete o desenvolvimento sustentável regional", explica a professora Kaki Afonso.

Os projetos propostos trabalharam com uma arquitetura concebida com critérios da modernidade, valorizando o uso da modulação em planta e na volumetria, plantas livres, volumes puros, uso de transparências espaciais, atenção ao detalhe construtivo, uso de materiais locais, e principalmente, a adoção de uma arquitetura bioclimática, voltada para soluções que amenizem as altas temperaturas de Teresina.

Os projetos serão entregues à ADH e à Caixa Econômica Federal, em nível básico, compostos de plantas de locação, cobertura, agenciamento paisagístico, plantas baixas construtivas e layoutadas, cortes, fachadas, 3ds, caderno de detalhes e memorial descritivo, demonstrando o potencial dos alunos da disciplina que se empenharam ao máximo em apresentar estudos de grande qualidade projetual.