UFPI sediará Olimpíada Iberoamericana de Química em 2011

09/12/2009 07:55

Em 2011, ano em que completará 40 anos de existência, a Universidade Federal do Piauí foi confirmada como sede da XVI edição da Olimpíada Iberoamericana de Química (OIAQ). A definição saiu nesta quarta-feira (09), através do comitê organizador e júri da OIAQ, que também aprovou o México como sede no ano que vem.

A Olimpíada Iberoamericana de Química é uma competição entre jovens estudantes de quinze países. Realizada anualmente, a OIAQ tem como objetivos primordiais promover o estudo da Química estimulando o desenvolvimento de jovens talentos e contribuir para estreitar os laços de amizade entre os países participantes.

De acordo com o professor José Arimatéia Lopes, vice-coordenador nacional das Olimpíadas Brasileiras de Química, a Olimpíada cria um espaço propício para fomentar a cooperação, o entendimento e o intercâmbio de experiências. "A previsão é de que a Olimpíada seja realizada no período de 18 a 26 de setembro de 2011. A partir de agora, com a confirmação da UFPI como sede, vamos somar esforços para atender as exigências do comitê organizador e oferecermos as melhores condições para os estudantes participantes", assegura o professor.

Este ano, a OIAQ aconteceu em Havana - Cuba, na Universidad de La Habana. Além do país-sede participaram ainda as delegações dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Espanha, Equador, Guatemala, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.

O Brasil foi representado pelos Professores Doutores Sérgio Maia Melo e José Arimatéia Dantas Lopes, respectivamente, Coordenador e Vice-Coordenador Nacional das Olimpíadas Brasileiras de Química, além dos estudantes Levindo José Garcia Quarto, João Victor Rocha Magalhães e Arthur Braga Reis, representando o Ceará, e Daniel Kakiuthi, por São Paulo. Levindo José Garcia Quarto foi o campeão da OIAQ 2009 somando, nos exames experimental e teórico, 93,6 pontos dos 100 possíveis.

História da OIAQ

A OIAQ teve início na Argentina, na cidade de Mendoza, em 1995, prosseguindo no México (Cidade do México, 1996),  Brasil (Rio de Janeiro, 1997), Colômbia (Bogotá, 1998), Espanha (Santiago de Compostela, 1999), Venezuela (Caracas, 2000), Argentina (Mar del Plata, 2002), México (Cuernavaca, 2003), Espanha (Castellon, 2004), Peru (Lima, 2005), Portugal (Aveiro, 2006), Brasil (Rio de Janeiro, 2007) e Costa Rica (Heredia, 2008).