Mais de 27 mil candidatos farão provas do PSIU neste fim de semana

07/12/2009 17:32

No próximo domingo (13), a Universidade Federal do Piauí dá início ao Programa Seriado de Ingresso na Universidade - PSIU 2009. Este ano, 27.800 candidatos realizarão as provas, que serão aplicadas do dia 13 a 16 de dezembro em 42 centros de aplicação distribuídos por Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus. A UFPI disponibiliza, em 2010, 2.928 vagas para os aprovados no PSIU e a mesma quantidade para os candidatos aprovados através do ENEM.

Em Teresina, os candidatos que realizarão as provas referentes às etapas dois, três e geral do certame serão distribuídos entre 27 centros de aplicação. Os portões dos centros de todo o Estado serão abertos às 7h (horário local) e fecharão, rigorosamente, às 8h, horário de início da prova. Nos dias 13, 14 e 15, a aplicação acontecerá até as 12h30. Dia 16, o encerramento será às 13h, por conta da redação.

Para evitar fraudes, este ano a UFPI contará com o mesmo esquema de segurança adotado nos anos anteriores, que inclui a utilização de aparelhos de rastreamento eletrônico além de detectores de metal e pessoal treinado para captar qualquer atitude suspeita. Não será permitida, em hipótese alguma, a entrada de alunos portando o aparelho celular nos locais de prova. "O melhor é deixar o aparelho em casa, para evitar problemas", recomenda o professor Gilvan Lima, presidente da Coordenadoria Permanente de Seleção (Copese).

Os aparelhos de rastreamento serão colocados nos locais de prova dos cursos mais concorridos. "Qualquer aparelho eletrônico que seja utilizado no interior desses locais será captado e, se constatado que algum candidato está envolvido na utilização, ele será sumariamente desclassificado", informa Gilvan Lima.

No total, mais de duas mil pessoas estarão envolvidas no processo de fiscalização e segurança do PSIU este ano. Para garantir a ordem, a universidade contará com o apoio das Polícias Civil e Militar do Piauí e da equipe de segurança interna da universidade.

Os candidatos devem atentar ainda para os documentos exigidos para a realização da prova. Somente poderá realizar a prova o candidato que portar seu cartão de inscrição e um documento de identificação com fotografia com certificação de fé pública (carteira de identidade, CNH com foto, passaporte brasileiro, carteira de trabalho, etc.). Em caso de perda ou roubo do documento de identidade, o candidato deverá apresentar o boletim de ocorrência e qualquer um dos documentos de identificação citados acima.

Os gabaritos oficiais estarão disponíveis na página da Copese (www.leg.ufpi.br/copese) logo após o término das provas, entre 13h e 14h.

"Alertamos aos candidatos para que sejam pontuais e procurem o local de prova com bastante antecedência. Mesmo com todos esses avisos, muita gente ainda perde a prova por atraso", afirma o professor Gilvan Lima.

Natália Vaz - Bolsista Coordcom.