Professora viaja ao RS para falar de tecnologia e sociedade

01/12/2009 11:59

Representando a UFPI em uma discussão aberta sobre tecnologia, desenvolvimento e sociedade, a professora de Comunicação Social Jacqueline Dourado, viaja a Porto Alegre (RS) em resposta ao convite da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). No próximo dia 04, a professora divide mesa com outros comunicólogos do Brasil para discutir evolução das mídias e cidadania no IV Seminário do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Sociedade, CEPOS.

As falas da professora Jacqueline Dourado vão se concentrar sob a mesa no evento que trata sobre audiovisual e cidadania. A professora leva as experiências do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Pesquisa Política e Diversidade, o COMUM, que formado por alunos da UFPI, estudam sobre a aplicação e efeitos do sinal para TV Digital da emissora local Cidade Verde. Suas programações próprias, feitas e consumidas pelo Piauí, assim como o impacto social e a que nível isto é consumido pela população.

"As pessoas querem a TV Digital. O trabalho que realizamos no COMUM é uma reflexão e mapeamento no que concerne a programação local da TV Digital do Piauí.", aponta professora Jacqueline Dourado, que justifica o estudo como uma forma essencial de melhoria na qualidade do emissor e do receptor do mundo digital.

No IV Seminário da CEPOS, também surge a oportunidade de dialogar a presença de alguns nomes importantes no cotado I Seminário de Pesquisa em Economia Pública na Área Comunicação; A pretenção é que  seja realizado em 2010 por organização do grupo de pesquisa COMUM, da UFPI.

Academia falando para a sociedade

Sobre novas tecnologias e sociedade, você pode conferir no link um texto da professora Jacqueline Dourado falando sobre o twitter.  Ele foi publicado na revista online do Instituto Humanitas, que pertence a Unisinos - umas das universidades parceiras na rede de doutorados da UFPI.

Igor Prado - Bolsista CoordCom