Inaugurado primeiro cemitério de animais do Piauí

30/11/2009 11:55

Com iniciativa da Universidade Federal do Piauí, através do Hospital Veterinário Universitário (HVU), a inauguração do primeiro cemitério de animais do Piauí, denominado Cadelinha Sasha, foi realizada na manhã desta segunda-feira (30), no Centro de Ciências Agrárias. Imprensa, representantes da administração superior da UFPI, estudantes e membros da Associação Piauiense de Proteção aos Animais acompanharam a cerimônia.

O objetivo do espaço responde a duas necessidades básicas de todas as pessoas que criam animais de estimação na cidade de Teresina. A primeira urgência trata-se de uma questão de saúde pública. "Os animais domésticos em Teresina quando morrem são, por cultura, jogados em becos ou enterrados em quintais de casa", afirma João Macedo, diretor do HUV. E aponta ainda sobre os riscos da prática. "Muitas vezes, a população não sabe que esse hábito pode ser um grave transmissor de bactérias patológicas. O cemitério vem para sanar esse problema", complementa.

Por outro lado, a lacuna emocional de quem perde um animal, e não poder se despedir apropriadamente, é sanada. "Não diminui a dor da perda, mas a possibilidade de dar um descanso digno é uma necessidade dos donos de animais", afirmou Willames Costa, diretor do Centro de Ciências Agrárias.

Para o reitor Luiz Santos Júnior, o cemitério de animais "Cadelinha Sasha" também é um atendimento a pedido direto da sociedade. "Não pensamos duas vezes em responder a essa necessidade da população e, em resposta a qualquer polêmica, é fato que o cemitério é o primeiro específico a animais na cidade e o primeiro vinculado a um Hospital Veterinário Universitário no Brasil".

Emoção

Atenciosamente, uma senhora acompanhou toda a cerimônia de inauguração. Gorete Lima, dona da cadela Sasha, estava presente. "Já estamos projetando um túmulo especial para minha "filhinha", relata. "Ele vai ter duas gavetas de mármore. A segunda é para a Tancinha, minha outra poodle que também já está velhinha", fala Gorete Lima.

João Macedo, diretor do HVU, fala sobre as condições de uso do cemitério inaugurado hoje. "Qualquer pessoa pode utilizar o cemitério, não somente as que levarem animais para atendimento no HVU. Só é preciso passar no hospital veterinário para cadastro e pagamento de taxa de manutenção permanente, no valor de 60 reais".

Coordenadoria de Comunicação Social