Estudantes ministram curso para enfermeiros do hospital São Marcos

27/11/2009 17:40

Está acontecendo, desde o dia 26 de novembro, um curso sobre as Competências Gerenciais do Enfermeiro, ministrado por alunos do sétimo bloco de enfermagem da Universidade Federal do Piauí para os profissionais do Hospital São Marcos. O evento termina neste sábado (28) e ocorre nos turnos da manhã e da tarde, no centro de estudos do hospital. Cinco grupos de alunos abordam a gestão de competências em ambiente hospitalar, promovendo práticas de integração somadas ao conteúdo de administração em hospitais.

Essa iniciativa surgiu a partir de uma parceria entre a UFPI, o departamento de Enfermagem e a Educação Continuada no hospital São Marcos. Ao ministrar o curso, os estudantes não podem recorrer à tecnologias como o equipamento de data show, sendo provocados a utilizar a criatividade na exposição de seus temas, interagindo com os enfermeiros de plantão. "Os profissionais podem não conhecer essas teorias, mas no dia a dia eles precisam possuir essas competências. Os alunos estão com a teoria, porque eles não têm experiências e vivências profissionais e os enfermeiros têm a prática mas não sabiam como ela se sistematizava, muito embora elas sejam exigidas todos os dias", explica a professora Elaine Moura.

De acordo com a estudante Sarah Nilkece, que vê nesse curso uma oportunidade de transmitir conhecimento para os profissionais  diz que a organização já tinha se preparado há mais de um mês. Jorge Henrique, também estudante de enfermagem, afirma que esse tema das competências não era tão discutido na academia há um tempo atrás e que essa experiência ajuda a familiarizar os alunos com o futuro ambiente de trabalho. "Há um retorno muito bom dos profissionais que estão aqui, teve uma identificação com o assunto", acrescentou ele. O público é formado apenas por enfermeiros, de diversas experiências e cada palestra é apresentada duas vezes (em horários entre 7h30min e 16h30min). Para receber o certificado, cada enfermeiro precisa ter frequentado pelo menos 60% do curso.

A enfermeira de educação continuada Patrícia Lemos destaca a mudança da concepção do profissional em relação aos graduandos. Os cursos de graduação no passado, para a enfermeira, não preparavam o estudante para a parte administrativa. "Hoje, as propriedades gerenciais que eles estão colocando têm que estar presentes em todos os enfermeiros da instituição. Nós temos muitas experiências a trocar e aprender com eles. É uma interação boa e os enfermeiros estão achando bom", enfatiza Patrícia Lemos, ao comentar os fatores conhecimento, habilidade e atitude.

Para Andréa Lopes, gerente de enfermagem do hospital São Marcos, essa integração entre alunos e enfermeiros traz uma mudança de paradigmas. "Com certeza os profissionais estão saindo bem mais preparados. Isso promove reflexão e desperta para que os enfermeiros de hoje busquem alcançar o nível dos que estão saindo da universidade", diz a gerente, que pretende continuar com a parceria.

Tamires Coelho - Bolsista Coordcom