Deputado Átila Lira discursa sobre doação de terreno para a UFPI

27/11/2009 17:22

O deputado federal Átila Lira (PSB-PI) fez um pronunciamento na Câmara Federal, na última terça-feira (24), sobre a doação de um imóvel com área total de 25 hectares e a gestão da Unidade de Piscicultura do município de Parnaíba para a Universidade Federal do Piauí.

No terreno doado serão construídos laboratórios, salas de aula e toda estrutura necessária para o curso de Engenharia de Pesca, além de uma Residência Universitária para atender os estudantes do Campus Ministro Reis Velloso.

Em seu discurso, o deputado piauiense lembrou a seus pares que "são parcerias como esta que a Prefeitura de Parnaíba está fazendo com a Universidade Federal do Piauí, que servem de exemplo para todos os municípios que querem uma educação superior de qualidade".

Leia abaixo a íntegra do discurso:

O SR. ÁTILA LIRA (Bloco/PSB-PI. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, senhoras e senhores deputados, quero me congratular com a prefeitura de Parnaíba, pela doação feita pelo prefeito José Hamilton, no último dia 21, de um imóvel com área total de 25 hectares e a gestão da Unidade de Piscicultura do município, para a Universidade Federal do Piauí, dentro do projeto de expansão e extensão universitária, sob a direção do Professor Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior.

De acordo com o reitor da Universidade Federal do Piauí, Professor Luiz Santos Junior, a doação acelerará o processo de desenvolvimento acadêmico e coincide com a intenção do prefeito José Hamilton de contribuir para que Parnaíba seja cada vez mais referência no Piauí, através do ensino, pesquisa e extensão.

Afinal em menos de cinco anos, a UFPI praticamente dobrou seu tamanho, atendendo pessoas de setenta municípios da região norte que passaram a têr acesso ao ensino superior através do Campus Reis Velloso.

Senhor presidente, senhoras e senhores deputados, são parcerias como esta que a Prefeitura de Parnaíba está fazendo com a Universidade Federal do Piauí, que servem de exemplo para todos os municípios que querem uma educação superior de qualidade.

A transferência da Unidade de Piscicultura do município para a Universidade Federal, que compreende as estruturas da Avenida Padre Vieira, vai proporcionar um incremento significativo nos cursos de piscicultura e engenharia de pesca da instituição.

Era o que eu tinha há dizer.

Muito obrigado.