Começam defesas de mestrado da 2ª turma de Pós-Graduação Stricto Senso

27/11/2009 09:07

A produção do conhecimento na área de Enfermagem tem  acelerado, desde a implantação do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em nível de Mestrado a partir de março de 2007. Agora, a 2ª Turma já iniciou as defesas das Dissertações, na manhã do dia 26 de Novembro de 2009, a mestranda Eronice Ribeiro de Morais, defendeu com maestria o Dissertação de Mestrado intitulada: "Os saberes e as práticas de cuidadores familiares de idosos com Alzheimer".

Após a excelente apresentação, a candidata foi questionada pela Banca Examinadora composta por:
1. Profª Drª Maria do Livramento Fortes Figueiredo (Presidente - Orientador)
2. Profª Drª Célia Pereira Caldas (titular - membro externo - 1ª Examinadora Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ).
3. Profª Drª Maria Helena Barros Araújo Luz (titular - 2ª Examinadora)
4. Profª Drª Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes (suplente)

A Banca Examinadora avaliou a apresentação do estudo e o relatório final da Dissertação conferindo a menção de Aprovação com Louvor, uma vez que o estudo foi muito bem conduzido teórico-temático e metodologicamente, apresentando resultados relevantes que certamente contribuirão com a assistência, o ensino e as pesquisas na Enfermagem e em áreas afins. Além disso, a temática é desafiadora, mostrando-se como um excelente campo de atuação profissional para profissão.

Esse importante momento acadêmico da Enfermagem na UFPI gerará várias produções científicas, desde artigos, livros, manuais de orientação e capacitação de recursos humanos para atender e cuidar tanto de idosos com Alzheimer como de seus cuidadores, sendo assim possível missão de uma Universidade que cresce qualitativamente com a UFPI e tem como meta a inclusão social, como a nossa instituição. Desta forma, ressalta-se a importância da divulgação para comunidade universitária destes avanços e conquistas dos Programas de Pós-Graduação como instrumento de produção de conhecimento.