Professor italiano profere palestra no VII RURALTEC

25/11/2009 16:22

O professor Doutor Giorgio Prosdocimi Gianquinto, da Universidade de Bologna, na Itália, profere nesta quinta-feira (26), a palestra "Tecnologia de micro-hortas para implementar a segurança alimentar". A exposição faz parte da VII Semana do Produtor Rural do Meio Norte, o RURALTEC, e acontece no auditório Luiz Silva, no Centro de Ciências Agrárias (CCA), a partir das 16h. A palestra será aberta a participação de técnicos e interessados no assunto.

Na exposição serão abordados assuntos ligados às alternativas de irrigação e às tecnologias envolvidas nesse processo. O professor aproveitará a oportunidade para compartilhar  seus estudos ao longo dos últimos 25 anos. Entre seus principais temas, estão a influência das práticas culturais sobre o crescimento e a produção das hortaliças em diferentes ambientes e o manejo da água nas hortaliças, incluindo os efeitos dos sistemas de irrigação e stress hídrico sobre o crescimento, produção e eficiência do uso da água.

Os estudos de Giorgio Gianquinto foram publicados em mais de 120 revistas e artigos italianos e internacionais. Atualmente, ele é coordenador do Laboratório de Cooperação para o Desenvolvimento de Sistemas Colturais e Post-colheita, além de dirigir um grupo de trabalho sobre a fertirrigação da Sociedade de Horticultura Italiana.

O RURALTEC começou na manhã desta quarta-feira e se estende até o próximo dia 27 nas dependências do CCA. O evento tem, além da apresentação de palestras, minicursos que trazem à tona os mais diversos temas ligados ao agronegócio. Paralela a essas duas atividades, há exposição de animais, maquinários agrícolas e outros elementos que fazem parte do campo.