UFPI ganha Espaço Digital e novo convênio de mobilidade nacional

24/11/2009 12:00

Resultado de uma parceria de sucesso entre a Universidade Federal do Piauí e o Grupo Santander, foi inaugurado nesta terça-feira (24), o Espaço Digital Santander Universidades, localizado na Biblioteca Jornalista Carlos Castello Branco.

O Espaço conta com 15 computadores novos para uso geral e uma moderna infra-estrutura laboratorial de informática, para receber os usuários da comunidade em geral que possuem agora uma nova fonte de pesquisa dentro da biblioteca.

Segundo o Superintendente de Gestão de Universidade Federais do Banco Santander, Marcelo Vulcano, esse  ambiente propicia uma nova oportunidade de integração da comunidade com o mundo digital. "Essa é mais uma ação em prol de alunos, professores, servidores e sociedade em geral em busca da inclusão digital, fortalecendo a parceria entre UFPI e Santander", afirma.

Durante o evento, o reitor da UFPI, Luiz Santos Junior, relembrou a trajetória de parceria com o Grupo Santander. "Já fazemos parte desse seleto grupo Santander Universidades desde 2007 e pretendemos ampliar ainda mais esses laços. Juntos já temos um projeto anual de Mobilidade Internacional com o oferecimento de 10 bolsas de estudo em Universidades Portuguesas e não queremos parar por aí", defende.

Com direito a acesso diário de até uma hora, os usuários também poderão imprimir trabalhos e pesquisas no  Espaço Digital Santander. "É uma iniciativa muito interessante e que vai facilitar bastante a nossa vida acadêmica", ressalta o aluno de Licenciatura em Química, Miguel Gonçalves.

Na ocasião, Marcelo Vulcano aproveitou para divulgar oficialmente o novo convênio UFPI/Santander de Mobilidade Nacional, que oferecerá seis bolsas de estudos para os alunos de graduação cursarem um semestre em qualquer uma das 58 universidades brasileiras participantes do projeto Santander Universidades. O convênio conta também com a parceria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - ANDIFES e tem início previsto para o primeiro semestre de 2010.