Seminário discute relação entre jovens e comunidades carentes

23/11/2009 12:59

Discutindo a validade da relação entre os jovens provindos de camadas populares e as comunidades carentes, teve início nesta segunda-feira (23), o III Seminário Local Conexões de Saberes UFPI, no auditório Noé Mendes do Centro de Ciências Humanas e  Letras. Com programação até terça-feira (24), o Seminário trabalha o tema sob falas e experiências de alunos bolsistas do programa Conexões de Saberes, de professores responsáveis e de representantes da iniciativa em outros estados.

O Conexões de Saberes funciona da seguinte forma: Um auxílio financeiro é destinado aos alunos participantes, e a eles é  incumbida a  missão de realizar um trabalho de inclusão perante a uma determinada comunidade carente. Os ganhos se destinam à todos os envolvidos.

A Coordenadora Geral do programa na UFPI, professora Cecília Rezende, aponta para as missões do envolvidos, que chama de "eixos". "Para cada um dos três âmbitos atingidos pelo programa, um papel: O da universidade é institucional, dando visibilidade à política pública. O do estudante é de formação, pessoal, acadêmico-científica e política, e o da comunidade é o de interação", explica. Observando o trabalho dos bolsistas, os alunos da comunidade teriam uma prova de que a universidade é uma experiência importante e desejável.

A resposta para a constatação da professora sobre os resultados para os alunos e comunidades vem através do relato de Leílson Alves. Estudante de Geografia, ele foi bolsista do Conexões de Saberes em atividades no bairro Monte Oribi, na periferia de Teresina. "Lá nós criamos uma Oficina de Interação entre os jovens. Realizamos atividades de leitura, reforço escolar e preparação pré-vestibular", relata Leílson.

Sobre o despertar do conceito de universidade nos jovens da periferia, Leílson afirma: "Quando eles observavam que nós, que pegávamos ônibus para ir até a comunidade partilhar conhecimento que adquirimos dentro da universidade, percebíamos neles a vontade de participar desse mundo também".

A programação do primeiro dia do III Seminário Local de Conexões de Saberes UFPI, continuou com palestra do professor Doutor Alexandro Tenório, Coordenador da Regional Nordeste do Programa Conexões de Saberes (UFRPE), explicando sobre as táticas para ingresso e permanência do estudante carente na universidade. A programação geral segue ainda por toda a tarde de hoje e o dia de amanhã.

Coordenadoria de Comunicação Social