Prefeitura de Parnaíba doa terreno e unidade de piscicultura à UFPI

23/11/2009 11:32

A Universidade Federal do Piauí recebeu da Prefeitura de Parnaíba, no sábado (21), a doação de um imóvel com área total de 25 hectares e a gestão da Unidade de Piscicultura do município. No terreno serão construídos laboratórios, salas de aula e toda estrutura necessária para o curso de Engenharia de Pesca, além de uma Residência Universitária para atender os estudantes do Campus Ministro Reis Velloso.

Para o reitor Luiz Santos Junior, a doação acelera o processo de desenvolvimento acadêmico e coincide com a intenção do prefeito José Hamilton de contribuir para que Parnaíba seja cada vez mais referência no Piauí, através do ensino, pesquisa e extensão. "Em menos de cinco anos, a UFPI praticamente dobrou de tamanho. Hoje, pessoas de setenta municípios da região norte têm acesso ao ensino superior através do Campus Reis Velloso", disse o reitor.

Ele ressaltou a importância de parcerias como essa para o desenvolvimento social e econômico do estado. "A parceria com a Prefeitura de Parnaíba é um exemplo para todos os municípios que querem uma educação superior de qualidade. Em nome de toda comunidade universitária agradeço a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e iniciativa privada da cidade que, em breve, também doará um terreno para novas instalações da UFPI", destacou Luiz Júnior.

Ressaltando os benefícios que o projeto de expansão da UFPI traz ao Estado, José Hamilton destacou o incremento que o orçamento da cidade vem obtendo desde 2004. "Durante 34 anos, Parnaíba tinha um orçamento de R$ 40 milhões. Tudo mudou com a expansão da Universidade, e agora contamos com um orçamento superior a R$ 200 millhões. Sem dúvida o processo de expansão e todo o crescimento da UFPI na nossa cidade foi um dos grandes responsáveis por isso", comentou José Hamilton.

A transferência da Unidade de Piscicultura para a Universidade Federal, que compreende as estruturas da Avenida Padre Vieira, vai proporcionar um incremento significativo nos cursos de piscicultura e engenharia de pesca da instituição. A unidade instalada na Pedra do Sal também será, em breve, transferida para a UFPI.