Doação de sangue arrecada 111 bolsas e 110 amostras para medula

19/11/2009 16:17

Postado originalmente às 16h de 19/11

A ação de arrecadação de bolsas de sangue na Universidade Federal do Piauí supera, ano a ano, as expectativas dos seus organizadores. Nos dois últimos anos em que os alunos foram convidados a doarem sangue nas dependências da Universidade, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Piauí arrecadou 123 e 128 bolsas do material. Nesta quinta-feira, a expectativa é que o número de bolsas ultrapasse a quantidade arrecada nos anos anteriores.

A coleta das bolsas de sangue foi acompanhada por profissionais do Hemopi, na sala professor Camillo Filho, no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da UFPI. A sala foi cuidadosamente preparada para receber os doadores, com todos os cuidados de higiene e acomodação das bolsas e conforto para quem dedicou poucos minutos do dia a uma boa ação.

Equipe do Hemopi cuidando da coleta e armazenamento do sangue

A ação faz parte da disciplina de História das Idéias Políticas e Sociais, ministrada pelo professor Ricardo Arraes, que incentiva seus alunos a praticar atividades de extensão ao ingressarem na universidade. No início do semestre, o departamento do curso de História disponibiliza uma lista de atividades que os alunos escolhem para realizar, dentre elas ações de conscientização em faixa de pedestre, plantio de mudas e a doação de sangue. Este ano, a escolhida foi a doação, que começou às 8h da manhã e encerra às 18h desta quinta-feira.

"Os alunos participam de atividades de pesquisa e eles desenvolvem toda a campanha em torno do evento", explica o professor Ricardo Arraes. "O impacto deste tipo de atitude na vida acadêmica é muito grande, porque o aluno passa a ter noção da sua cidadania. Doando sangue, ele não ajuda só uma pessoa daqui de Teresina. Ele ajuda várias pessoas de outras cidades e estados, visto que a demanda no nosso sistema de saúde é muito grande", complementa Ricardo.

Além da arrecadação de sangue, o dia de doação na UFPI visa também recolher amostras de sangue para a formação de um banco de medula óssea. "Os alunos que não podem doar sangue ou por serem anêmicos ou outro motivo, podem realizar a coleta da amostra para a complementação do banco de medula do Hemopi. Isto também é importante", frisa o professor.

De acordo com a supervisora de coleta externa do Hemopi, Hortência Rocha, a coleta de bolsas de sangue e amostras para doação de medula foi além das expectativas do órgão. "Essas ações são muito positivas tanto para quem doa como para quem vai receber o sangue", observa. Hortência reforça a necessidade de os cidadãos lembrarem que o Hemopi precisa de doações diariamente. "Atendemos a hospitais do Piauí inteiro e, às vezes, até de outros estados. O que tem armazenado supre a demanda, mas sangue não pode ficar guardado durante muito tempo", declara. O órgão arrecada uma média de 160 bolsas de sangue por dia, que são utilizadas em todos os hospitais da capital e do interior.

O estudante de Administração Welligion Carvalho Meirelles foi um dos muitos estudantes que dedicaram parte da sua manhã ou tarde à doação de sangue. "Gostei desta iniciativa de trazerem o Hemopi para a UFPI, porque assim a falta de tempo não é mais desculpa", finaliza o estudante, que doou sangue pela primeira vez.

Atualizado às 10h de 20/11

Um balanço de produtividade realizado pelos organizadores da campanha deste ano apontaram 111 doações de sangue. O professor Ricardo Arraes, um dos responsáveis, acrescentou que o respaldo da iniciativa não compreendeu apenas as salas da UFPI. "A supervisora de coleta externa do Hemopi, Hortência Rocha, nos informou que a mobilização da campanha dentro da universidade refletiu até mesmo na quantidade de doações na sede do Hemopi, que foi bem acima da média diária", disse o professor.

Em adição, mais de 110 coletas de amostras para a Rede de Doares de Medula Óssea, o Redome. A Rede funciona através de um mapeamento nacional, onde as pessoas cadastradas são contactadas para a doação, uma vez que os resultadosmostrem satisfatórica compatibilidade. Mais de 43 mil pessoas são inscritas no programa. As chances médias de compatibilidade de medula entre duas pessoas sem vínculos de parentesco é  de uma em 100 mil.

Notícia original: Natália Vaz - Bolsista Coordcom.

Atualização: Igor Prado - Bolsista CoordCom.