Seminário de Folkcomunicação estimula pesquisa e projetos na UFPI

19/11/2009 15:07

O grupo de pesquisa COMUM (Grupo de pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade) realizou  na manhã desta quinta-feira (19), no Auditório do DMA-CCE, o I Seminário de Pesquisa em Folkcomunicação, com o objetivo de divulgar as pesquisas em Folkcomunicação no Piauí. Folkcomunicação é a denominação da comunicação estabelecida entre o folclore e a comunicação de massa, podendo também ser chamada de "comunicação dos marginalizados".

Durante o seminário foram realizadas diversas atividades, como uma palestra da coordenadora de Ação Comunitária e Cultural da UFPI, professora Zozilena Fróz,  e a exibição do documentário vencedor do DocTV, "Divino Encanto" do professor Luciano Klaus. Além disso, foram apresentados trabalhos e projetos desenvolvidos em Folkcomunicação, tanto concluídos como em andamento. Um grupo de alunos de Comunicação Social/Jornalismo da UFPI apresentou resultados parciais de uma pesquisa sobre o Mercado do Mafuá.

"Eu gostei mais porque eles instigaram à pesquisa. Realizar pesquisas dentro do ambiente acadêmico é algo muito importante", afirma Ana Luisa Floriano, aluna de Jornalismo, que destacou a interessante pesquisa da professora Jacqueline Dourado. Ana Luisa acrescentou, ainda, que a Folkcomunicação deve ser  mais e melhor explorada porque Teresina é um pólo de cultura.

"É necessário que a gente pense estética não somente como belo. A estética é aparência, não importa se é belo ou não. A necessário o desenvolvimento na pesquisa dentro da Universidade, porque é ela que alimenta a instituição", enfatizou Zozilena Fróz.

De acordo com a professora Jacqueline Dourado, idealizadora do seminário, eventos como esse estimulam a pesquisa na área, e pretendem o aumento do número de projetos em Folk que possam ser apresentados no Folkcom de 2011, em Ilhéus-BA.

Tamires Coelho - Bolsista Coordcom