Alunos pesquisadores premiados recebem certificados

19/11/2009 14:46

Na manhã desta quinta-feira (19), nove dos melhores estudantes da Universidade Federal do Piauí estiveram presentes na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Os estudantes foram receber os certificados como os melhores trabalhos apresentados durante o XVIII Seminário de Iniciação Científica e I Seminário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, realizado em outubro.

Sete alunos são vencedores do tradicional Seminário de Iniciação Científica. Os outros dois foram premiados pelo Seminário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. A Coordenadora Geral de Pesquisa da UFPI, professora Jaíra Gomes, parabenizando os ganhadores, falou sobre a importância do financiamento dos Programas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

"As bolsas dos dois Programas são mantidas como um incentivo para que vocês continuem perseverantes na pesquisa e na procura por resultados", afirmou Jaíra Gomes, sobre o suporte financeiro para manutenção dos PIBIC e do PIBITI, fruto de investimentos da Universidade e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

foto 1
foto 2
foto 3
foto 4
foto 5
foto 6
foto 7
foto 8
foto 9

Dentre diversos critérios para avaliação da qualidade dos trabalhos, a utilidade dele para a sociedade civil teve grande relevância na escolha dos melhores. Esta utilidade pode ser reconhecida, por exemplo, no trabalho do primeiro lugar das bolsas PIBIT, Lucas Mauriz, estudante de Farmácia. Ele investe seu tempo e conhecimento no estudo sobre substâncias da planta Alecrim que podem influir no combate a Leishmaniose, popularmente conhecida como Calazar.

Para a professora Maria Sanches Muritori, orientadora da aluna de veterinária Aline Monte, é essencial que os estudos produzidos na universidade cheguem o mais longe possível. "Se a universidade não tem preocupação em atender a comunidade, não há sentido para a realização do trabalho", afirma. Aline Monte fez estudos sobre propriedades do mel de abelha e suas influências sobre conversação, validade e qualidade.

Veja a relação de alunos e trabalhos premiados.