II Mostra de Vídeos de Teresina acontece de 24 a 26 de novembro

19/11/2009 16:36

Entre os dias 24 e 26 de novembro acontece a segunda edição da Mostra Diagonal de Vídeos, sob a organização de alunos da Universidade Federal do Piauí. Os filmes serão exibidos às 18h, no auditório do bloco B do Instituto Federal do Piauí (IFPI). A mostra homenageará o artista baiano Edgard Navarro, um cineasta famoso por sua arte impactante.

O evento é organizado pelo Coletivo Diagonal, grupo de artistas-pesquisadores em imagem que se reúne com a finalidade de organizar mostras independentes de cinema e vídeo em Teresina. O Coletivo Diagonal é formado atualmente por Aristides Oliveira (curso de História), Meire Fernandes (curso de Artes) e Roniel Sampaio (curso de Ciências Sociais).

"A II Mostra Diagonal é o resultado da articulação com artistas de outros estados e países que o Coletivo vem realizando, para que o público conheça o panorama recente dessas produções independentes e alternativas aos caminhos do cinema, pois acreditamos que muitos trabalhos audiovisuais não possuem espaço adequado para expressar-se diante da complexa paisagem que o vídeo vem tomando no Brasil", explica Aristides Oliveira.

Sobre a escolha do artista a ser homenageado, Aristides argumenta que Navarro é um dos grandes nomes do movimento Super-8 na Bahia. "É uma forma de destacar sua relevância na história do cinema brasileiro e dar visibilidade à sua polêmica obra", enfatiza.

Tamires Coelho - Bolsista Coordcom