Quinta-feira (19) é dia de doação de sangue na UFPI

17/11/2009 13:35

Não é novidade dizer que experiência universitária altera a vida de todos que atravessam a instituição. Mas e quando as ações de seus alunos atravessam os muros do campus? O que move a pergunta é a parceria entre o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí e os alunos do curso de História da UFPI que, nesta quinta (19), realizam uma ação conjunta para coleta de sangue.

Das 8h às 18h, um grupo de profissionais treinados do Hemopi estará à postos para receber, na sala Prof. Camilo Filho do CCHL, os interessados em fazer a doação. Para que todos os caminhos levem à sala e ao gesto nobre, os alunos da disciplina História das Idéias Políticas e Sociais, ministrada pelo professor Ricardo Arraes, estão cuidando da propaganda e organização da ação. O apoio é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão.

O próprio Ricardo Arraes, que ajuda a coordenar a ação dos alunos, analisa os saldos das iniciativas passadas e as previsões para a ação que está em seu terceiro ano. "Na primeira vez que a atividade foi realizada, conseguimos receber 124 bolsas de sangue. Em sua segunda edição, 128 foram recolhidas. Esperamos que continuemos com a marca acima das 100 doações." - fala o professor, concluindo enfaticamente - "Cada bolsa recolhida pode ajudar na transfusão de até quatro pessoas".

O que é preciso parar doar:

- Ter idade entre 18 e 65 anos.
- Peso de, no mínimo, 50 quilos.
- Estar saudável
- É necessário estar bem alimentado.
- Possuir documento com foto (RG) no ato da doação.

Quem não pode doar por motivos temporários:

- Grávidas.
- Pessoas gripadas ou com febre.
- Pessoas que passaram por parto ou aborto nos últimos três meses.
- Quem ingeriu bebida alcoólica em menos de 12 horas até o momento da doação.

Quem não pode doar por motivos definitivos.

- Portadores de doenças de Chagas.
- Ter histórico de Malária.
- Pessoas que contraíram hepatite após os 10 anos de idade.
- Portadores do vírus HIV.
- Usuários de drogas injetáveis.

O convite é reforçado pela Coordenadoria de Comunicação Social. Doe sangue na próxima quinta (19) e ajude, em gesto simples e indolor, outras pessoas a continuarem na luta pelo bem mais valioso : A Própria Vida.

Igor Prado - Bolsista CoordCom