Professora da UnB participa de mesa redonda sobre novas tecnologias na UFPI

13/11/2009 14:51

Na manhã desta sexta-feira (13/11), a professora doutora Elmira Simeão (UnB-Universidade de Brasília) e a professora pós-doutora Maria das Graças Targino (UESPI) participaram de uma mesa redonda no auditório do CCN (Centro de Ciências Naturais) da Universidade Federal do Piauí. A mesa foi uma das atividades da I Jornada de Comunicação Social da UFPI, que está acontecendo desde quarta-feira (11), e teve como tema a "Informação e Novas Tecnologias".

Na mesa redonda, mediada pelo professor doutor Paulo Fernando Lopes (UFPI), a professora da UnB falou das diferenças entre a mídia do passado e as novas mídias que emergiram e estão sobressaindo-se. "É necessário transformar informação em movimento estético", pontuou Elmira Simeão, alegando que o suporte eletrônico gera a demanda de uma linguagem mais plástica. Ela é graduada pela UFPI e fez mestrado na UFRJ, tornando-se, posteriormente, doutora pela Universidade de Brasília, onde pertence ao departamento de Ciências da Informação e Documentação.

A professora pós-doutora Graça Targino explicou sobre Jornalismo Cidadão e Jornalismo de Fonte Aberta, dentre outras novas correntes jornalísticas que valorizam a contribuição da sociedade em geral com o trabalho dos comunicadores. O Jornalismo Comunitário foi outro ponto forte de discussão na mesa redonda, assim como a defesa do anonimato por muitos teóricos, na prática da Comunicação Social.

Segundo o estudante João Paulo Mourão, que está participando da Jornada, a palestra de Elmira Simeão foi muito oportuna porque tratou de assuntos importantes relacionados ao curso de Comunicação e à profissão de jornalista. "Acredito que foi bem colocada a questão da análise profissional do jornalismo sob o viés das novas tecnologias, além do relacionamento com o campo do jornalismo comunitário. Uma das questões mais relevantes observadas foi a respeito da relação entre projetos de extensionismo universitário e pesquisa científica, que são os pontos fortes para afirmação do próprio curso em si, quanto à visibilidade no ambiente universitário, entre as universidades que têm o curso de comunicação", disse.

O encerramento de Jornada ocorre a partir das 16h, quando haverá uma palestra da professora Ana Regina Rego (UFPI) sobre Comunicação Corporativa e Marketing Cultural, no auditório do CCN.

Tamires Coelho - Bolsista Coordcom