Universidades Ibero-americanas unidas para formação de doutores
Reitor Luiz Júnior, assina acordo para UFPI participar do Colégio Doutoral

Universidades Ibero-americanas unidas para formação de doutores

13/11/2009 11:09

Quarenta e cinco universidades e um objetivo. Promover o intercâmbio científico, a mobilidade acadêmica e a transferência de conhecimento. O Grupo Tordesilhas é formado por algumas das melhores universidades do mundo, que agora vão poder formar doutores e pós-doutores em parcerias em três países; Espanha, Portugal e Brasil.

Membro do Grupo Tordesilhas, a Universidade Federal do Piauí está entre as instituições que compõe o Colégio Doutoral, que tem como objetivo criar e desenvolver a cooperação científica entre equipes de pesquisa de uma ou várias instituições do Grupo e facilitar a mobilidade dos estudantes e professores.

O acordo foi assinado mês passado na Universidade Politécnica de Madri, Espanha e marcará um novo momento na história da pós-graduação da UFPI e do Piauí. "Nós já avançamos significativamente em pós-graduação. Mais que dobramos o número de mestrados e criamos os três primeiros doutorados em apenas cinco anos. O Colégio vai dar mais oportunidades para a formação de doutores e pós-doutores, tornando nossa universidade mais competitiva e competente", garante o reitor Luiz Júnior.

Ele ressalta que o Colégio Doutoral será dedicado a promover a associação entre as instituições acadêmicas para facilitar a co-tutela de teses de doutoramento, a partilha de doutoramentos conjuntos ou múltiplos, em temas específicos e de atualidade. "Ao facilitar a cooperação científica entre as universidades, o Colégio será, sem dúvidas, um marco para a produção acadêmica, uma vez que deve produzir soluções para as atuais questões da sociedade ibero-americana", destaca Luiz Júnior.