Hoje tem Cineclube Olho Mágico: Você escolhe o filme

13/11/2009 10:09

Você tem planos pra começo da noite desta sexta? Se sim, desmarque. Se não, anote na agenda ou no computador: Hoje tem Cineclube Olho Mágico - às 18h15, na sala 447 do CCE. No último dia 30, foi apresentado o ciclo "Naquele Instante", que colocou na mão  dos presentes na sessão, a escolha do filme a ser exibido. Foram cinco opções, e o vencedor foi o celebrado "Viaje a Darjeeling", de Wes Anderson. Nesta sexta-feira 13, não é diferente. Você vota,  elege, e assiste. Junto a outros amantes do cinema.

Os candidatos

A - O filme "Entre os muros da Escola", de Laurent Cantet, expõe o abismo cultural e social que existe nas salas de aulas das escolas públicas na França. Entre alunos de camadas sociais diferentes, e entre eles e o professor. Uma reflexão sobre problema que também é aplicável dentro da realidade brasileira. Com estética singular, o filme foi ganhador da Palma de Ouro em Cannes, no ano passado.

B - Ácido, dramático, barulhento. A cada filme, chacoalha uma série de tabus como quem chuta uma colméia de abelhas africanas. Se a descrição acima parece hipérbole, perde o tom de exagero quando falamos em Pedro Almodóvar. A segunda opção de filme é "Má Educação", um de seus últimos trabalhos. Expressões-chave: Pedofilia, homossexualismo, abuso sexual, crimes na igreja.

C - "Persépolis", de Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi, é um desenho animado para adultos. Ou para quem se despede da adolescência. A animação em longa-metragem, trabalhada no preto e branco, fala sobre uma garota iraniana ultrapassando de forma consciente a linha entre a infância e a maturidade, que são forçadas a passar mais rápido frente a ditaduras, guerras e morte no Irã. Desmanchar das fantasias sobre a realidade brutal da revolução islâmica iraniana, transpostos para o desenho de forma encantadora, fazem do filme uma ótima opção. Quebra corações.

D - O quarto candidato, a também animação "A Valsa com Bashir", adentra dois mundos perturbadores. Um metafórico, outro real. A o imaginário fica por conta dos pesadelos do protagonista, mote do filme. O real esbarra no conteúdo dos sonhos e da mensagem do filme: Conflito entre Israel e Palestina, imagens de sangue, horror e trevas psicológicas frutos da culpa que permeia a situação no Oriente Médio. Sem glamour, mas com uma estética moderna, o filme traz pra perto um assunto que parece estar distante: Guerra.

Lembrando que as sessões são acompanhadas de discussões para trocas de percepções. O Cineclube Olho Mágico está, como sempre, aberto: A entrada é gratuita.

Não decepcione Almodóvar, vá para a sessão de hoje (13) do Cineclube Olho Mágico.

Igor Prado - Bolsista CoordCom.