Professor Santana lança livro nesta sexta-feira em Teresina

12/11/2009 15:45

Um dos precursores para a formação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e ex-professor da instituição de ensino, Monteiro de Santana, lança o seu 16º livro, intitulado de "A nova realidade-mundo: As transmutações em curso". O lançamento acontece amanhã (13), às 19h, na Oficina da Palavra.

O autor revela que a sua nova obra trata sobre a realidade mundial, abordando o processo de mudança atual do mundo, com âmbito no Piauí. "Esse livro é um estudo do Piauí. O título é formulado porque eu não posso falar do Piauí sem falar do mundo, já que este está inserido em todo o mundo", afirma o professor Santana.

Com colaboração de Rita de Cássia L. F. Santos, sua aluna de graduação e com um doutorado em Londres, o professor Santana afirma que seu livro é uma contribuição importante para o registro da história e evolução do estado. Essa importância é ressaltada no prefácio de "A nova realidade-mundo: As transmutações em curso" pelo secretário Municipal de Educação Washington Bonfim.

"Este livro [...] é um tesouro a ser resgatado, com inúmeras pistas de pesquisa e reflexão sobre temas variados. Mais do que isto, em um lugar onde o livre pensar sempre esteve em segundo plano e em que não abundam as referências intelectuais genuinamente piauienses, mais do que o livro em si, o exemplo de Monteiro de Santana merece atenção e reflexão".