Edson Costa Vídeo produzido por alunas da UFPI será exibido no Canal Futura

Vídeo produzido por alunas da UFPI será exibido no Canal Futura

12/11/2009 10:25

Parceiro da Universidade Federal do Piauí desde 2006, o Canal Futura vem revelando a cada ano o talento dos estudantes de Comunicação Social da Instituição. Uma mostra desse talento, o vídeo Por Obra e Graça dos Mais Velhos, poderá ser conferido no próximo dia 21 de novembro, às 10h50, no Canal Futura. Produzido pelas alunas Naruna Brito e Sanmya Meneses, o vídeo é o resultado da 4ª Edição da Oficina Geração Futura - Universidades Parceiras, realizada em fevereiro desse ano, da qual as alunas fizeram parte.

Para Naruna Brito a participação na Oficina serviu para ganhar um fôlego novo com relação à profissão. "Andava meio descontente com a profissão como um todo e a Oficina veio como um ampliador de visão. Lá você atua dentro de canal, mas você aprende que não é só a tela, não é só câmera e você não precisa ser necessariamente o repórter ou o produtor. Isso me fez ver que, sim, há campo dentro do Jornalismo. Voltei de lá nova em folha", garante.

Durante a oficina, as alunas tiveram oportunidade de trocar experiências com alunos de todo o país e aprimorar seus conhecimentos em telejornalismo, produção, redação e direção de áudio-visual. Como resposta, os participantes produziram um vídeo de no máximo três minutos sobre o tema Variações Linguísticas.

Sobre a produção de vídeo, Sanmya Meneses afirma que o maior desafio da dupla foi aliar o audio-visual e a cultura popular. "Desde o principio da montagem do roteiro a gente ja tinha em mente fazer algo que valorizasse o Piauí. Contamos a história do Seu Agenor Abreu e a filha dele Rejane, e da forma como eles repassam costumes e o próprio 'piauiês' para jovens que participam de um grupo de dança coordenado por eles (Grupo Dandiê). A experiência de ir a uma área de periferia da cidade e conquistar a confiança de todos eles foi a maior recompensa que a gente poderia ter", afirma.

O vídeo das alunas será o primeiro programa da série Geração Futura - Universidades Parceiras, sendo exibido juntamente com o vídeo Como é no Truco, produzido por alunos da Universidade de Passo Fundo (RS). A produção pode ser conferida ainda durante a reprise, sempre aos domingos, às 13h50, no Canal Futura.

Vale lembrar que as inscrições para a Oficina de 2010 já estão abertas. Mais informações no site do Canal Futura.