Segue até sexta-feira (13) o maior evento jurídico do país

12/11/2009 09:12

Teve início na noite desta quarta-feira (11), na sede da OAB-PI, o I Fórum Ibero-Americano de Direito. O evento reuniu estudantes, advogados, e autoridades, além de conferencistas de universidades brasileiras e européias. A abertura oficial contou com a participação do reitor da Universidade Federal do Piauí, Luiz Santos Júnior.

A apresentação do Fórum foi feita pelo presidente da Ordem, José Norberto Campelo, que ressaltou a grandeza do evento. "Este Fórum honra a todos nós com palestras tão brilhantes. Quero agradecer aos ilustres palestrantes, aos nossos patrocinadores e todos que fizeram este evento acontecer hoje".

No início do evento foram proclamados os hinos das três nações envolvidas no evento, Portugal, Espanha e Brasil. Seguidos das falas de Éfren Paulo, reitor Luiz Júnior e Marcus Vinícius, que em seu discurso falou em nome de Cezar Britto, presidente do Conselho Federal da OAB, que não pôde estar presente, mas  transmitiu o desejo de êxito para o evento, afirmando que o Piauí pode sim, fazer eventos como este.

Aproveitando a oportunidade, o reitor Luiz Junior anunciou a entrada da UFPI no Colégio Doutoral do Grupo Tordesilhas. O acordo, assinado mês passado na Universidade Politécnica de Madrid, na Espanha, vai permitir a formação de novos doutores e pós-doutores através do intercâmbio entre quarenta e cinco universidades. "Dessas, treze, são espanholas, seis são portuguesas, além de vinte e seis universidades brasileiras", ressaltou Luiz Júnior.

A Escola de Música Adalgisa Paiva (EMAP) abrilhantou o evento mesclando músicas regionais dos três países. O evento  contou ainda com uma conferência proferida pelo Prof. João Maurício Adeodato, que falou sobre o tema central do fórum "As promessas não cumpridas de 1789. Liberdade, Igualdade e Fraternidade".

Na mesa de honra, além do reitor Luiz Junior e do advogado Norberto Campelo, estavam presentes o desembargador e presidente do TJ-PI, Raimundo Nonato da Costa Alencar; o conselheiro federal da OAB-PI, Marcus Vinicius Furtado Coelho, representando o presidente do Conselho Federal, Cezar Britto; Manuel Arrey Oliver, cônsul da Espanha no Piauí; Éfren Paulo, Professor Dr. da UFPI e diretor do evento; João Batista Freitas, representando o Governador do Estado, Wellington Dias; desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Arnaldo Boson; representando o presidente do Tribunal de Contas da União, desembargador José Santos Chaves; presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Abelardo Pio Vilanova; Prof. Dr. da Universidade de Pernambuco, João Maurício Adeodato; Prof. Dr. da Universidade de Salamanca, Lorenzo Vadell; Prof. Dr. catedrático da Universidade de Coimbra, António Pinto Monteiro; coordenador do curso de Direto da FAP, Marcelo Leandro Pereira Lopes e  Jairo Cavalcante, representando o Sebrae.

O I Fórum Ibero-Americano de Direito é uma realização da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB Secção Piauí; organização: Radical Produções;apoio da Advocacia Geral da União (AGU), Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI); instituições envolvidas: Universidade de Salamanca, Universidade de Barcelona e Universidade de Saragoza, na Espanha, Universidade Coimbra, em Portugal, Universidade Federal do Piauí - UFPI, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e Núcleo de Pesquisa e Estudos da Justiça - NUPEJ. Apoio: Ministério da Justiça, Sebrae Piauí e FAP. Inscrições e mais informações: www.fiad.com.br ou (86) 3231-0910.