Universidades européias e UFPI estudam ampliação de parcerias

11/11/2009 13:46

Nesta quarta-feira (11), a Universidade Federal do Piauí foi palco para relações diplomáticas internacionais. Representantes de Portugal e Espanha que vieram ao Brasil para participar do I Fórum Ibero-Americano de Direito, que tem início hoje e segue até sexta-feira (13), na sede da OAB, reuniram-se nesta manhã com o reitor Luiz Santos Júnior. Durante o encontro foram levantados os planos para expansão das parcerias entre as universidades européias e a UFPI, nos campos da graduação, pós-graduação e pesquisa.

Em nome da Espanha, cinco enviados de três diferentes instituições estiveram presentes.  Representando a histórica Universidade de Salamanca, participaram os professores doutores Lorenzo Vadell, Carmen Lenón, e Miguel Hernandéz. Pela Universitad de Barcelona, participou o professor doutor Jordi Garcia.  A Universidade de Zaragoza marcou presença com Maria Beneitez.

Portugal foi representado pelo professor doutor Antônio Pinto Monteiro. Titular na Universidade de Coimbra e professor convidado na Universidade de Macau, na China. O professor português veio estreitar os laços entre Coimbra e UFPI, já atados pelo programa de bolsas Santander, que enviou dez alunos para Portugal no início do segundo semestre deste ano.

Sentados para o diálogo estiveram ainda, o conselheiro federal da OAB Marcus Vinícius Coelho, e o juiz federal Carlos Augusto Pires Brandão, o professor da UFPI e um dos organizadores do Fórum Éfrem Cordão, a assessora internacional da UFPI Érica Fontes, e o diretor de assuntos culturais  Fenelon Rocha.

O reitor Luiz Santos Júnior lançou o convite para ampliação das parcerias através da análise em retrospecto aos últimos anos de relações internacionais da UFPI. "É intenção e desejo da UFPI, uma universidade jovem, intensificar a relação com as universidades amigas de Portugal e Espanha. Já participamos de alguns programas de intercâmbio e bolsas, mas é interessante que façamos mais, oferecendo um número maior de oportunidades para os estudantes de pós-graduação, graduação e pesquisadores", disse o reitor para os presentes na reunião.

Segundo o reitor Luiz Júnior e os representantes da UFPI, por uma questão logística, o curso de Direito deve constar na lista dos primeiros beneficiados com programas de pós-graduação que podem nascer dos diálogos com as universidades convidadas. Por conter um bom número de professores com doutorado, e por muitos destes professores terem estudos realizados nas universidades européias, em especial a de Salamanca.

Após o encontro, todos os convidados foram conhecer o campus Ministro Petrônio Portella, tendo como parada final a praça Universidade de Coimbra. O professor Antônio Pinto Monteiro emocionou-se ao ver a praça que foi construída em homenagem a sua universidade, e inaugurada sob a presença do reitor Fernando Seabra Santos, em agosto deste ano.

A Universidade Federal do Piauí se esforça, através de suas parceiras, para fortalecer os alicerces do fator que caracteriza o conceito de universidade dos novos tempos. Pesquisa, extensão, graduação como essência, abrindo espaço para a internacionalização.

Coordenadoria de Comunicação Social