ABENFO realiza III Seminário de Enfermagem Obstétrica

13/11/2009 10:57

A Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros do Piauí - ABENFO-PI, realizará nos dias 19 e 20 de novembro, o III Seminário de Enfermagem Obstétrica e Nonatal no auditório do Instituto de Perinaltologia Social - IPS.

O Seminário visa propor estratégias de fortalecimento e qualificação de profissionais na atenção à saúde da mulher e do neonatal e refletir quanto à participação do enfermeiro na redução da mortalidade materna e neonatal, através de conferências, debates, mesas-redondas e palestras que abordam temas atuais da prática da enfermagem obstétrica comandados por profissionais da área.

As incrições podem ser feitas no próprio instituto. Enfermeiros, obstetras e acadêmicos associados à ABENFO são insentos de taxa de inscrição. Enfermeiros não-sócios pagam R$ 50,0; acadêmicos não-sócios e profissionais de enfermagem de nível médio pagam R$ 20,00.

Veja a programação e o folder do evento.

19/11/2009 - Tarde e noite
17:00 às 18:00h
Inscrições e Entrega de material

18:00 h - Solenidade de Abertura
Apresentação do Projeto: Direito de nascer em Minha Terra - Secretário de Estado da Saúde / Francisco de Assis Carvalho

19:00 h
Conferência: Política Pública Brasileira para o alcance dos objetivos do milênio da ONU: Redução da Morbimortalidade Materna e Infantil.
Conferencista: Maria Gorete Ferreira / SESAPI
Presidente: Francisco de Assis Carvalho / Secretário de Saúde

20/11/2009 - Manhã
8:00 às 9:30h
Mesa Redonda: Política Pública pelo Pacto de Redução da Mortalidade Materna e Neonatal
Ministrante: Luciana Bordinoski / MS
Tema 1: Estratégias de Intervenção para a redução da Mortalidade Materna no Piauí
Ministrante: Enfª Auzeni Moura Fé / SESAPI

Tema 2: Pacto de Redução da Mortalidade Neonatal no Piauí
Ministrante: Enfª Maria Edna Batista / SESAPI
Moderador: Enfa. Sheila Maria Vasconcelos - ABEN - PI
9:30 às 10:00 - Debate

10:00 às 10:20 - Intervalo
10:20 às 11:30h
Conferência: O Movimento Político e Social para o Resgate do Parto Humanizado no Brasil - Rompendo Barreiras Institucionais e Sociais.
Conferencista: Enfª Obst. Suely Carvalho / PE
Presidente: Dr. Francisco Passos Costa / Diretor da MDER

12:00 às 14:00 - Intervalo para almoço

20/11/2009 - Tarde

14:00 às 16:00h
Mesa Redonda: Ações efetivas para a Redução da Mortalidade Neonatal na MDER
Tema 1: Iniciativa Hospital Amigo da Criança
Ministrante: Dr. Francisco Passos Costa / Diretor da MDER

Tema 2: Método Mãe-Canguru
Ministrante: Fisioterapeuta Katya Coeli da Costa Loiola / MDER

Tema 3: Banco de Leite Humano
Ministrante: Nutricionista Vanessa Maria M. Paz Lima / Coord. do BLH da MDER
Moderadora: Assist. Social Fabrina da Silva Meireles / MDER

16:00 às 16:20 - Debate

16:20 às 17:20h
Mesa Redonda: Partejar respeitando a Natureza Feminina.
Tema 1: A vida que Nasce oferecendo os Conhecimentos e facilitando o Protagonismo da Mulher e da Criança
Ministrante: Enfª Obst. Suely Carvalho / PE

Tema 2: Implantação da Assistência de Enfermagem no Centro de Parto Normal na MDER.
Ministrante: Enfª Obstetra Lucimar Ramos Ribeiro Gonçalves / UFPI
Moderador: Enfª Fátima Sampaio / COREN-PI