Músicos da EMAP abrem I Fórum Ibero-Americano de Direito

10/11/2009 09:52

Músicos da Escola de Música Adalgiza Paiva (EMAP) serão umas da atrações da abertura do I Fórum Ibero-Americano de Direito, nesta quarta-feira (11), a partir das 19 horas, na sede da OAB Piauí, em Teresina. O repertório instrumental escolhido será de canções regionais nordestinas com músicas de raiz, como o xote, baião, samba e chorinho. No entanto, para refinar o evento de nível internacional, pois os convidados da Espanha e de Portugal estarão presentes como conferencistas, o grupo, a pedido da organização, também promete encantar os convidados com um repertório de músicas tradicionais lusitanas e espanholas.

O diretor da escola, pianista reconhecido internacionalmente Luizão Paiva escolheu estudantes e músicos da escola para a apresentação, que estarão munidos de acordeom, violão, flauta, baixo e percussão. A EMAP foi fundada em 2002 por Luizão Paiva, depois deste rodar o mundo se apresentando para várias plateias. A Escola, que funciona no Centro de Ciências da Educação da UFPI, em convênio com o Governo do Estado do Piauí, é inovadora. Luizão criou um novo modelo pedagógico de ensino musical que aos poucos vem sendo adotado por outras escolas brasileiras. Os músicos, estudantes da rede estadual de ensino e pessoas da comunidade, têm uma técnica apurada, que demonstra leveza e precisão em todos os ritmos. Os músicos se apresentam em vários eventos, sob a coordenação do professor de violão e guitarra Ivan Silva e do coordenador pedagógico da EMAP, André de Sousa.

Grande idealizador do projeto, o piauiense Luizão Paiva é pianista, maestro, arranjador e compositor. Começou seus estudos de música, ainda criança, com sua avó, Adalgisa Paiva, que fora aluna de Villa-Lobos. Estudou por vários anos na escola Pró-Arte no Rio de Janeiro e seguiu para Berklee College of Music, em Boston, EUA, onde se graduou em música (composição, arranjos e performance). Durante sua permanência em Boston apresentou-se em vários clubs de jazz e recebeu da Berklee College of Music o prêmio Lennie Johnson, por mérito musical.

Como pianista jazzitico, integrou vários grupos de bossa e jazz no Brasil e no exterior. Compôs a trilha sonora de abertura da 1ª versão da novela "Roque Santeiro" e trabalhou com Chico Buarque e Dori Caymmi na peça "Gota d'água", tendo tocado ainda com músicos como Robertinho Silva, Sivuca e Paulo Moura, além de cantores como João Bosco, Jamelão, Bibi Ferreira e a família Caymmi. Partiu para a carreira instrumental solo com o lançamento dos CDs "Avoante" e "Piauí". Atuou também como professor de música para masterclass no Rotterdam Conservatorium, na Holanda, onde ministrou cursos de música brasileira.

Para fazer parte da escola, o teste seletivo anual e gratuito acontece em janeiro de 2010 e as inscrições serão abertas ainda este mês, na secretaria da EMAP, no CCE da UFPI.