Professora da UFMG ministra seminário de Ciência Política na UFPI

09/11/2009 16:29

O Mestrado em Ciência Política, juntamente com o curso de Ciências Sociais, realizará nos dias 12 e 13 de novembro de 2009, no auditório do Centro de Ciências da Natureza (CCN), o seminário sobre "Federalismo e Representação Política no Brasil". O evento será ministrado pela professora Márcia Miranda Soares, do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O curso tem como objetivo apresentar o significado e as características do federalismo brasileiro em sua conformação atual, após a constituinte de 1988. Será enfatizada ainda, a questão da representação política dos estados brasileiros no Legislativo Nacional e os possíveis impactos desta representação nas políticas nacionais.

Esse é um dos seminários curriculares obrigatórios para alunos de Ciências Sociais, já que cada aluno precisa cursar pelo menos três seminários, um em cada área. Segundo o professor e coordenador do Mestrado em Ciência Política da UFPI Cleber de Deus, a palestrante vai expor sobre a questão federativa no Brasil e como isso afeta e impacta o país e as desigualdades regionais.

"Esses são temas de pesquisa na Sociologia e na Ciência Política de extrema importância para entender, de fato, como esse federalismo pode influir na diminuição ou não das desigualdades entre as regiões do Brasil", explica o coordenador do Mestrado em Ciência Política.

Tamires Coelho - Bolsista Coordcom

Fonte: Mestrado de Ciência Política da UFPI