Departamento de Matemática promove Curso de Aperfeiçoamento para docentes

17/11/2009 11:08

Será realizado no período de 25 a 29 de janeiro de 2010,  no Auditório "Afonso Sena" do CCN/UFPI, mais um módulo do Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (via Vídeo Conferência).  A qualificação acontecerá nos horários de 08 às 12h e das 14 às 18h, perfazendo um total de 40 horas aula.

Este programa, realizado desde 1990, visa oferecer treinamento gratuito para professores de Matemática do Ensino Médio de todo o País. É realizado, sob diversas formas abordando assuntos relativos às três séries do Ensino Médio. Atualmente, recebe apoio para sua realização do Projeto Instituto do Milênio Avanço Global da Matemática Brasileira e Contribuição à Região e da Financiadora de Estudos VITAE Apoio à Cultura. Deste programa resultou uma série de livros especialmente voltados para o Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da SBM. Esta coleção representa a melhor referência disponível no Brasil para professores de Matemática do Ensino Médio.

Aqui no Estado do Piauí, esta atividade de extensão é desenvolvida pelo Departamento de Matemática da UFPI, sob a Coordenação do Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto e do Prof. Dr. Gilvan Lima de Oliveira com a colaboração dos seguintes professores do Departamento de Matemática: Prof. Dr. Jurandir de Oliveira Lopes, Prof. Dr. Paulo Sérgio Marques dos Santos, Prof. M. Sc. João Benício de Melo Neto e Prof. M. Sc. Mário Gomes dos Santos.
A nível nacional, esta atividade conta com a parceria do IM-AGIMB (Instituto do Milênio - Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira).

O Curso tem como metas: a melhoria do ensino de Matemática no nível médio; ênfase no fortalecimento do conteúdo matemático para os professores participantes, bem como contextualização dos conteúdos abordados, enfocando novas metodologias através de situações problemas.

Para este módulo, foram selecionados os seguintes temas abordados no livro "A Matemática do Ensino Médio - Vol 1": Conjuntos e Números Naturais, Números Cardinais, Funções, Números Reais, Funções, Números Reais, Função Afim, Função Quadrática, Função Exponencial, Função Logarítmica e Funções Trigonométricas.

Os participantes que tiverem suas inscrições deferidas terão direito a certificado de conclusão do curso, expedido pela UFPI, bem como material-didático pedagógico, desde que tenha comprovadamente, pela Coordenação, participação e dedicação integral ao curso. Serão permitidas, no máximo, 140 (cento e quarenta inscrições), por questão de capacidade do auditório. O curso será  gratuito.

As inscrições poderão ser efetuadas diretamente na secretaria do Departamento de Matemática, no Bloco SG-04 do CCN/UFPI, no período de 09 de novembro de 2009 a 13 de janeiro de 2010, nos horários: 08:00 h às 12:00 h  e das 14:00h às 18:00 h, ou via on-line acessando o endereço eletrônico abaixo e em seguida enviando-a para: gilvan@ufpi.edu.br.
No dia 19 de janeiro de 2010, o resultado do deferimento das inscrições será disponibilizado na homepage da UFPI:

OBS: A organização do Curso pede aos professores que desejarem participar do evento e que já possuem o livro "A Matemática do Ensino Médio - Vol 1", para informar na ficha de inscrição, de modo que possam disponibilizar tais livros para outros professores, ou alunos que não o possuem.

Acesse a ficha de inscrição e a programação o evento.