Estudantes apresentam resultados na III Jornada de Educação Física

05/11/2009 11:39

No último dia 29, o curso de Educação Física da Universidade Federal do Piauí foi bem representada na III Jornada de Educação Física, realizada na faculdade Face, em Teresina. Elaborados e apresentados por alunos do curso da UFPI, dois trabalhos incluíram um olhar científico dentro do mundo dos esportes.

foto 1
foto 2
foto 3

O primeiro trabalho, entitulado "Escolinhas de Futebol na Visão de Crianças e Adolescentes", de autoria dos estudantes Wilker Rangell e Marcus Ferreira, analisou sob um contexto social a mente da criança que freqüenta as escolinhas de futebol em Teresina. Através de pesquisa, entrevistas e levantamento estatístico em amostragem de 50 crianças, os estudantes da UFPI revelaram que, para o imaginário de 54% dos pequenos, tornarem-se jogadores de futebol ainda é a principal intenção da prática esportiva. A realização desta pesquisa foi coordenada pelo Professor Mestre David Emérito, do Departamento de Educação Física da UFPI.

O segundo estudo, de nome "Genética, Esporte e Saúde", realizado pelas estudantes Mayara Santos e Islândia Silva, se propôs analisar a influências que genes e fenótipos - características físicas humanas natas -, determinam na performance física e boa condição relacionada a saúde. O trabalho das alunas foi coordenado pelos professores Marcos Antônio Santos e Paulo Humberto.

Os alunos se preparam para apresentação de novos trabalhos em outro evento relacionado à disciplina, e que devem ocorrer ainda este ano. São produções científicas que provam, desde sua concepção, que o campo de educação da Educação Física é amplo, e que continua a ser expandido.

Coordenadoria de Comunicação Social.