Acontece próximo sábado a III Jornada de Esclerose Múltipla

05/11/2009 11:01

Embora comum, a Esclerose Múltipla é uma doença neurológica crônica e com causas ainda desconhecidas. Com o intuito de divulgar diagnósticos e tratamentos, além de sensibilizar a população acerca da patologia, a Associação Piauiense dos Portadores de Esclerose Múltipla (APPEM) realiza, no próximo sábado, dia 7 de de novembro, a III Jornada Multidisciplinar da doença.

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas de segunda à sexta-feira, no turno da manhã, na sala da APPEM no Hospital São Marcos. Serão realizadas oficinas e palestras durante do evento. Quem for assistir às palestras paga uma tava de R$ 15, enquanto aqueles que desejarem participar das oficinas pagam R$ 20. Os espectadores também podem participar de ambos os eventos, pagando R$ 30.

Tanto as palestras quanto as oficinas serão realizadas no auditório do Hospital São Marcos, no centro de Teresina. O evento, que é aberto aos profissionais e estudantes de saúde, conta com o apoio da Universidade Federal do Piauí.

Confira a programação do evento:

08:00 - Abertura
08:30 - Esclerose Múltipla: Aspectos Clínicos e Suporte Terapêutico. (Dr. Leonardo Halley;
Neurologista/PI).
09:20 - A Importância da Neuropsicologia na Esclerose Múltipla. (Dr.ª Carmem Silvia Calandria Ponce; Psicóloga ABEM/SP).
10:20 - Coffee break
10:40 - Estratégias de Conservação de Energia Física no Cotidiano Domiciliar Como Auxílio no Tratamento Fisioterapeutico Para Portadores de Esclerose Múltipla. (Wand Jorge Rodrigues e
Francisco das Chagas Ribeiro; Fisioterapia/PI).
- A Vivência do Cônjuge/Companheiro do Portador de Esclerose Múltipla. (Nívea Maria
Higino Corrêa; Enfermagem/PI).
11:00 - O Tratamento Fonoaudiológico na Esclerose Múltipla. (Dr.ª Marcela Rocha Martins;
Fonoaudióloga/PI).
11:45 - O Tratamento Fisioterapeutico na Esclerose Múltipla. (Dr.ª Jonas Almeida Alves;
Fisioterapeuta/PI).

Oficina (vagas limitadas):
14:30 - Avaliação Neuropsicológica do Portador de Esclerose Múltipla. (Dr.ª Carmem Silvia Calandria
Ponce; Psicóloga ABEM/SP).