UFPI lança programa de Auxílio Transporte para estudantes

30/10/2009 15:48

Os estudantes com vunerabilidade social agora tem mais uma facilidade para  estudar na Universidade Federal do Piauí. O Auxílio Transporte, mais uma ação da Administração Superior de assistência estudantil  já está disponível para a comunidade universitária. O benefício faz parte das ações que visam que o aluno permaneça na universidade, com vistas à conclusão do curso de graduação. Com a implementação desse benefício, a UFPI, através da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários amplia a cobertura de alunos assistidos que necessitam de apoio para permanência na UFPI.

Nessa primeira edição, o programa atenderá cem estudantes do Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina, que fazem parte do cadastro de reserva da CACOM, por terem sido selecionados, mas não atendidos por falta de vagas para o benefício solicitado. Ele soma-se a outros já existentes: bolsa trabalho; bolsa alimentação; Restaurante Universitário; residência universitária; inclusão cultural e auxílio esporte.

Segundo a professora Nadir Nogueira, a importância desse programa está no fato de ser mais uma contribuição financeira para o aluno. "Só havia dois benefícios, até agora, que garantiam ajuda financeira, que era o bolsa trabalho e o auxílio financeiro dado aos alunos nos campi onde ainda não tem R.U., o bolsa alimentação. Esse é o terceiro auxílio financeiro que a UFPI ferece à comunidade estudantil", declarou.

O valor mensal do auxílio financeiro será de R$ 38,50/mês, calculado a partir de uma passagem inteira (R$ 1,75), para 22 dias úteis. O pagamento desse benefício será feito retroativo à setembro, sendo depositado em conta corrente do beneficiário.

Os interessados em concorrer ao auxílio transporte, deverão dirigir-se à CACOM, a partir de hoje (03.11), no turno da tarde. A segunda chamada dessa edição, direcionada aos demais campi, pelo caráter diferenciado no transporte, será lançada amanhã (04/11).

Tamires Coelho - Bolsista Coordcom