UFPI e Petrobras: Juntos na formação de profissionais

03/11/2009 10:46

A descoberta de petróleo na camada Pré-Sal trouxe ao Brasil uma necessidade imediata: A adequação à realidade da evolução tecnológica e de qualificação profissional, onde muitas vezes, o país é obrigado a ser vanguarda. O desenvolvimento científico e criações de soluções para os desafios que envolvem o petróleo são as maiores necessidade de um país de economia moderna.

Para alcançar esses objetivos, a Petrobras criou a Rede Temática de Geoquímica, um grupo formado para investir em parcerias com instituições de ensino no país interessadas e preparadas para trabalhar com os principais rumos da energia brasileira. A Universidade Federal do Piauí, com professores qualificados na área, entra na rota da parceria, junto a 13 grandes universidades do país.

Em investimento correspondente ao espaço de 2009 a 2011, a Petrobras já aprovou a liberação de 51 milhões de reais para o programa Rede Temática de Geoquímica, que suporta 31 projetos de pesquisa com suas parcerias. Preparando-se para a conexão que deve elevar o Piauí para a posição de exportador de inteligência, a UFPI prepara um investimento de contrapartida.

Esses e alguns outros pontos foram expostos em análise pelo o gestor da Rede e geoquímico de petróleo da Petrobras, Eugênio Vaz, durante a palestra "O Desafio Brasileiro do Pré-Sal e a Contribuição Esperada da Rede Geoquímica", que ocorreu no último dia 29, no auditório do Centro de Tecnologia.

"Pela primeira vez na história, não falta dinheiro ou condições de trabalho para um dos setores que movem a economia do país. O que falta mão-de-obra especializada", disse Eugênio Vaz. Sobram vagas, faltam pessoas. Indústrias de ponta importam trabalhadores de alto nível. O que fazer para mudar o quadro?

Da UFPI, a noção de que o investimento em pesquisa, análise e desenvolvimento de combustíveis é uma posição proativa e necessária. Da Petrobrás, representadas por Eugenio Vaz e Maria Auxiliadora Vivas, coordenadores da Rede Temática de Geoquímicas, um indicativo de que a UFPI aposta certo.

Validando a experiência da Rede Temática, também veio a Teresina o Prof. Dr. Francisco Reis, do Instituto de Química da Universidade de Campinas (Unicamp). "Se a universidade não possui a mínima estrutura, não consegue entrar na Rede", afirma Francisco. A Unicamp recentemente inaugurou, em parceria com a Petrobrás, um laboratório no valor de seis milhões de reais.

Para Eugenio Vaz, o impacto de uma relação entre a Petrobras e a universidade, atingindo professores, alunos e desenvolvimento, é resumido não imediatamente pelas respostas financeiras. "Inclusão na economia moderna é toda baseada na educação. A demanda por pessoal qualificado para atender a cadeira de suprimentos da área do petróleo no Brasil até 2016 chegará a 240 mil profissionais. A formação para tais, parte em parceria, de dentro da universidade. A Petrobras se aproxima para deixar claro que fala sério", afirma Eugenio.

A UFPI ingressa na Rede Temática de Geoquímica por apresentar capacidade, posicionamento e suporte para as novas propostas. A parceria e a palestra concordam silenciosamente com as palavras do professor Francisco Reis, da Unicamp: "Integridade e realizações com seriedade. Esse é o método do crescimento com qualidade".

Igor Prado - Bolsista CoordCom