Parnaíba sedia o I Encontro Regional de Administração Pública

27/10/2009 15:35

Dois importantes eventos jurídicos acontecem nesta semana no Piauí, entre 26 e 30 de outubro: o II Seminário de Administração Municipal em Floriano (26 e 27 de outubro) e o I Encontro Regional de Administração Pública em Parnaíba (29 e 30 de outubro). O objetivo é fortalecer o processo de interiorização das ações de várias entidades governamentais, sendo escolhidas uma cidade do Sul e outra do Norte do estado para informar a maior quantidade de gestores possível sobre técnicas de boa gestão. A Universidade Federal do Piauí é uma das parceiras dos eventos.

Em Floriano, o evento ocorre no auditório do Instituto Federal do Piauí e teve atividades durante a tarde e a noite de segunda-feira (26), estendendo-se até a tarde desta terça (27). Já em Parnaíba, a programação contempla a tarde e a noite de quinta (29) e a manhã e tarde de sexta (30) no auditório do SESC-Praia de Luiz Correia. As inscrições estão sendo feitas até as vésperas do evento pelo site do Tribunal de Contas, onde também serão disponibilizados os certificados dos participantes.

De acordo com o representante do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) Delano Câmara, que também é professor da Universidade Federal do Piauí, foi elaborada uma rica programação de temas e palestrantes para abordarem assuntos de relevância para a Administração Pública. "O rol de palestrantes é bastante longo, são mais de quarenta pessoas, com palestras e cursos simultâneos. Quem está inscrito irá escolher a área de interesse. O evento abordará até questões na área de Engenharia: gestão de obras e planejamento de aterros sanitários, questão ambiental e muitos outros temas", explicou.

Ainda segundo Delano Câmara, a escolha dos próximos locais a receberem este tipo de evento será feita pelo público, na internet. "Por volta do dia 16 de dezembro deste ano pretende-se fazer um Seminário no Auditório do TCE-PI. E, durante o próximo ano, mais três eventos de acordo com uma enquete de pesquisa colocada no site do TCE-PI em que são candidatas cidades como Picos, Oeiras, Piripiri, São Raimundo Nonato e Corrente", disse.

O advogado Luciano de Rezende, procurador da universidade que ministrará um minicurso sobre Licitações, explicou que esse evento contribui para a sociedade, em particular, para o campo da Administração Pública. "Serve para aprimorar o sistema o controle interno e externo, de forma a aprimorar a eficiência da administração pública juntamente com o sistema funcional e o sistema jurídico", afirmou. O advogado ainda acrescentou que a comunidade em geral ganha com a abordagem não só da administração, mas dos direitos que os cidadãos possuem.

Os coordenadores gerais do evento são Carlos Augusto Brandão (Cenajus), Jaylson Campelo (Promoex - TCE), José Ulisses Vasconcelos (TCU) (Rede de controle) e Éfren Paulo Lima (UFPI - NUPEJ). Além da comunidade jurídica, está convidada a sociedade em geral, já que o seminário e o encontro também tratam de direitos, problemas trabalhistas, patrimônio da união e outros assuntos.

Confira as programações de Floriano e de Parnaíba.

Tamires Coelho - Bolsista Coordcom