Trabalhos premiados no XVIII Seminário de Iniciação Científica

27/10/2009 11:39

Realizado no último dia 23 de outubro, o XVIII Seminário de Iniciação Científica e o I Seminário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, anotou alguns nomes em uma lista especial. Nela, os trabalhos premiados de professores e alunos, que através da pesquisa científica contribuem em seus trabalhos para desenvolvimento e acréscimo de valores positivos na sociedade. O reitor Luiz Júnior visitou o evento e observou de perto os trabalhos expostos, reconhecendo a qualidade dos pôsteres. Confira a lista dos premiados, nas três categorias:

Categorias Ciências Exatas, da Terra e Engenharias

Primeiro lugar:

"Caracterização estrutural e eletrônica de pós-cerâmicos de Zirconato de Bário dopado com praseodímio sintetizados pelo método Pechinni"
Realização: Égil de Brito Sá (bolsista do PIBIC/CNPq), José Milton Elias de Matos (colaborador, Depto. Química-UFPI), Maria Rita de Morais Chaves Santos (Co-Orientadora, Depto. de Química -UFPI), Luís de Sousa Santos Júnior (Orientador, Depto. de Química -UFPI)

Segundo lugar:

"A presença de Roberto Burle Marx no Nordeste: sua obra e a importância para o patrimônio cultural da cidade de Teresina, Piauí (Os jardins do Palácio Karnak)"
Realização: José Hamilton Lopes Leal Junior (bolsista PIBIC/CNPq), Nestor de Casro Brito Jr. (colaborador, UFPI), Karenina Cardoso Matos (colaboradora, DCCA/UFPI), Wilza Gomes Reis Lopes (Orientadora Depto. de Construção Civil e Arquitetura - UFPI)

Terceiro lugar:

"Propriedades de transporte e ópticas em filmes finos a base de porfirina e MEH-PPV"
Realização: Helder Alexander Santos e Costa (bolsista do PIBIC/CNPq), R. M. Ibiapina (mestrando), A. A. Hidalgo (Orientador, Depto. de Física -UFPI), M. L. Vega, J. M. Guimarães Neto (colaborador)

Categoria Humanas e Sociais, Letras e Artes

Primeiro lugar:

"Fotogramas mal-ditos, discursos in-fames: superoito e contestação juvenil no NE do Brasil (1972-1985)"
Realização: Renata Flávia de Oliveira Sousa (bolsista do PIBIC/CNPq), Edwar Alencar Castelo Branco (orientador, DGH/CCHL/UFPI).

Segundo lugar:

"Feira Semanal de Jaicós/PI: Espaço Dinamizador da Economia Local?"
Realização: Fabiana Maria da Silva Sousa (bolsista do PIBIC/CNPq), Raimundo Wilson Pereira dos Santos (colaborador, UFPI-PI), José Luís Lopes Araújo (Orientador, Depto. De Geografia e História).

Terceiro lugar:

"Estilometria Informática: Verificação Estatística de Estilos de Época (Modernismo)"
Realização: Caroline Rodrigues Gomes (PIBIC/CNPq), José Augusto da Silva Neto (colaborador, UFPI), Samara Liz da Silva Machado (colaborador, UFPI), Saulo Cunha de Serpa Brandão (Orientador, Depto.de Letras - UFPI)

Categoria Ciências da Vida

Primeiro Lugar:

"Efeito do Tamoxifeno na Vagina de Ratas Castradas"
Discente: Victor Leal de Vasconcelos
Orientador: Benedito Borges da Silva

Dividindo posição com:

"Avaliação de Parâmetros Bioquímicos Relativos ao Zinco em Pacientes com Câncer de Mama"
Discente: Mariana Séfora Bezerra Sousa
Orientador(a): Dilina do Nascimento Marreiro