UFPI premia melhores trabalhos do XVIII Seminário de Iniciação Científica

23/10/2009 18:14

O XVIII Seminário de Iniciação Científica e o I Seminário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação encerra suas atividades na noite desta sexta-feira (23/10) com a premiação dos melhores trabalhos expostos durante o evento. A solenidade começou às 17:40h e reuniu pró-reitores, professores e alunos no auditório do CT - Centro de Tecnologia do campus Ministro Petrônio Portella.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), professor Saulo Brandão, elogiou o evento e afirmou que, apesar da quantidade de trabalho e de esforço que o evento exigiu, tudo valeu a pena. "Um evento dessa magnitude, com 423 trabalhos apresentados em três dias, é sempre uma coisa muito corrida, mas muito prazerosa, é extremamente trabalhoso, mas ao mesmo tempo gratificante!", disse. Para o pró-reitor, a avaliação positiva contribui para a sensação de dever cumprido. "A sensação é de plenitude", acrescentou.

Entre as inovações para o próximo ano, o professor Saulo citou a preocupação em minimizar o desconforto térmico, por conta dos efeitos do calor de Teresina nesta época do ano. Os dois comitês, o interno e o externo, deverão executar as mudanças propostas durante as avaliações após o término do evento.

A professora Jaíra Maria Gomes, coordenadora geral de Pesquisa e parte da coordenação do Seminário, explicou que está havendo um avanço no sentido de melhorar a iniciação científica na universidade. "A iniciação científica está num caminho do aperfeiçoamento, cada vez com mais qualidade, sempre melhorando. A avaliação feita, agora a tarde, é que o programa está melhor elaborado e melhor organizado, apesar de as sugestões sempre existirem", afirmou. Segundo a professora Jaíra Gomes, será implementado, a partir das sugestões deste ano, um curso de capacitação para os alunos quanto à organização de resumos.

Para Romero Marinho, professor integrante da comissão externa do CNPq, a evolução do PIBIC na UFPI e o esforço da organização chamaram atenção. "Primeiro, que o PIBIC aqui da UFPI vem evoluindo quanto à organização, aumento do número de bolsas e qualidade dos projetos. Isso, eu afirmo em função da última avaliação. Chamou minha atenção o esforço dos professores orientadores no sentido de pesquisar recursos naturais da região na solução de problemas de animais, alimentação de aves e ruminantes, ao mesmo tempo que muitos se preocuparam com pesquisas acadêmicas", explicou. "É muito importante a participação dos estudantes, tanto bolsistas, quanto não bolsistas, nas apresentações e nas discussões dos assuntos temáticos", concluiu.

Os elogios não partiram somente do corpo docente: os alunos também reconheceram as qualidades do evento. "O evento foi muito bom, bem organizado, com trabalhos de alto nível. A questão dos avaliadores de fora eu achei muito interessante. Diferentemente do ano passado, os avaliadores desse ano são da mesma área de trabalho das exposições. Isso é muito importante para receber sugestões", disse Rosianne Mendes, estudante do 6º período de Agronomia. Segundo o mestrando em Ciência Animal Leandro Mousino, "nesse ano, a presença de uma comissão externa, além da interna, deu mais respaldo e credibilidade ao evento".

Tamires Coelho - Bolsista Coordcom