Seminário de Iniciação Científica encerra com sucesso

23/10/2009 13:55

Termina nesta sexta-feira (23), com grande sucesso, o XVIII Seminário de Iniciação Científica e o I Seminário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico. Com 413 trabalhos apresentados, os eventos superaram em cem a quantidade de apresentações realizadas ano passado.

Os trabalhos são resultados de pesquisas dos alunos bolsistas tanto da UFPI e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), quanto da iniciação cientifica voluntária, um reflexo do aumento do interesse dos alunos em se inserir no campo da pesquisa.

Um exemplo disso é a concludente do curso de Pedagogia Renata Salmito, que apresentou pela primeira vez um trabalho em um evento científico. Sua pesquisa, intitulada "O sentido subjetivo do Ensino Superior para alunos com deficiência visual", retrata os principais problemas e impressões que as pessoas portadoras deste tipo de deficiência enfrentam para ter um curso superior. Segundo ela, a pesquisa foi importante para perceber as dificuldades que essas pessoas lidam não só para ingressar, mas também para concluir a formação superior. Além disso, foi determinante na escolha de seu futuro acadêmico. "Depois que terminar o curso, vou continuar nessa linha de pesquisa e ingressar no mestrado em Educação Inclusiva", planeja a estudante.

Na edição deste ano, os trabalhos foram divididos por áreas: Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharia e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Além disso, o seminário deste ano premiará os melhores trabalhos através de um comitê externo, composto por 6 professores da UFPE, UFC, UFBA e USP. Os primeiros lugares em cada área terão suas despesas custeadas para a participação de um evento científico no Rio Grande do Norte, entre os dias 25 e 30 de julho de 2010.

A organizadora do evento e coordenadora geral de Pesquisa e Pós-Graduação, Jaíra Maria Alcobaça, avalia a edição do Seminário deste ano. "Tivemos vários alunos estreantes em pesquisas, muitos deles como voluntários, sem falar que muitos destes trabalhos serão publicados e apresentados em outros estados", conta a professora, que acredita que em um aperfeiçoamento gradual do evento.

Amanda Neco - Bolsista Coordcom