Tamires Coelho UFPI lança jornal, novo site e newsletter à comunidade e imprensa
Lançamento do jornal institucional da UFPI

UFPI lança jornal, novo site e newsletter à comunidade e imprensa

22/10/2009 15:21

O lançamento da newsletter, do novo site e do jornal institucional da Universidade Federal do Piauí reuniu a comunidade acadêmica na manhã desta quinta-feira (22/10). O reitor Luiz de Sousa Santos Júnior lançou as novas ferramentas de comunicação da UFPI, no auditório do Departamento de Música e Artes Visuais , do Centro de Ciências da Educação (CCE). O objetivo é fornecer à sociedade em geral informações da universidade com maior atualidade, rapidez e dinamicidade.

O novo layout do site institucional e o planejamento gráfico do jornal têm algumas características em comum como um design mais moderno e mais colorido, aliando leveza e dinamicidade ao conteúdo informativo. O jornal da UFPI tem periodicidade bimestral e traz, em sua primeira edição, matérias ligadas à comunidade acadêmica de interesse público, mostrando as ações desenvolvidas pela universidade e seus reflexos na sociedade piauiense. O informativo institucional impresso é de distribuição gratuita à comunidade universitária e contém matérias e reportagens sobre ensino, pesquisa e extensão.

Com o processo de reestruturação do site, está sendo disponibilizado maior espaço para eventos e notícias ligados à UFPI, inclusive no destaque com fotos. Mesmo com inovações e mudanças, serviços importantes continuarão sendo disponibilizados, como o atendimento ao aluno, os serviços da biblioteca e guia de telefones. Neste primeiro momento, os internautas possuem acesso aos dois sites, uma vez que as informações ainda estão sendo gradativamente migradas para o novo sítio. O site antigo está há, aproximadamente, oito anos no ar e passou por uma reformulação há quatro anos.

De acordo com o reitor Luiz Júnior, esse é só o início do desenvolvimento no âmbito da comunicação da UFPI. "Muito foi feito na comunicação da universidade, mas há ainda muito por fazer. E, com a chegada da rádio universitária, que teve alguns problemas, mas deve, logo, sair da fase experimental, vamos desenvolver mais a comunicação na nossa universidade", disse. O reitor ainda foi otimista a ponto de considerar, desde já, o jornal da UFPI como um concorrente em potencial para disputar prêmios.

A coordenadora de Comunicação da universidade, Paula Danielle, falou do esforço dos estagiários da coordenadoria e da equipe profissional em fazer um periódico de qualidade na parte gráfica e no conteúdo. "A Coordenadoria de Comunicação se esforçou pra fazer um trabalho de qualidade. O próprio reitor só viu o jornal hoje, porque eu peguei o primeiro e entreguei a ele. Isso mostra como ele nos deu liberdade para trabalhar as pautas", explicou Paula Danielle.

A newsletter da UFPI também foi outra ferramenta apresentada durante a solenidade. Ela é um informativo eletrônico que será enviado semanalmente a professores, alunos e ia mprensa com os principais acontecimentos da Universidade e dos seus campi no interior do estado. O objetivo desse meio é informar sobre os principais acontecimentos relacionados à UFPI a cada semana, direcionando o leitor ao site da universidade.

Tamires Coelho - Bolsista Coordcom