Engenharia de Pesca da UFPI bem representada em Congresso

15/10/2009 17:28

A cidade de Natal no Rio Grande do Norte recebe, dos dias 18 a 22 de outubro, o "XVI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca". E o Congresso, por sua vez, recebe os estudantes de Engenharia de Pesca UFPI. Em sua primeira participação nacional o curso do Piauí, através de alunos envolvidos em produção e pesquisa, tem nada menos que 27 trabalhos inscritos.

O evento traz como tema "A importância da Engenharia de Pesca na produção de alimentos de recursos aquáticos". Uma das professoras do curso, Janaína Santiago, destaca a natureza plural dos estudos realizados por representantes da UFPI. "A maior parte dos trabalhos é baseado na pesquisa biológica. A análise do meio ambiente é sempre o primeiro passo, como é mostrada no estudo em que relacionamos a qualidade das águas das Lagoas do Portinho e do Bebedouro, à quantidade de plânctons presentes", diz a professora.

Pelos estudantes do Piauí, através de seus trabalhos, são alcançados os mais variados campos dentro da Engenharia de Pesca. Isoladamente, todos analisam especificidades do conhecimento. Mas como um todo, a produção dos alunos mostra que é íntima a relação entre o meio ambiente, as técnicas de reprodução dos peixes, a conversação dos mesmos, e parceria com o Turismo.

Como fica claro no resultado da observação dos alunos de Engenharia de Pesca Wagner Gondim, Helton Lopes, ao lado de Andréa Barbosa, estudante de Turismo, todos da UFPI. Eles analisaram a trilha do cultivo da lagosta como estratégia para o incentivo ao turismo comercial e gastronômico da cidade de Camocim, no Ceará. O estudo contou com supervisão dos professores Masayoshi Ogawa, da Universidade Federal do Ceará e André Santiago, da UFPI.

A participação massiva dos estudantes de Engenharia da UFPI é medida aproximada do trabalho e dedicação do corpo de alunos e professores de um curso recém instalado, relativamente novo. E que mesmo em plena fase de reprodução, já colhe vários resultados.