Destaque IC: estímulo para jovens pesquisadores

16/10/2009 17:37

A iniciação científica caracteriza-se como instrumento de apoio tecnológico e metodológico à realização de projetos de pesquisa. A Universidade Federal do Piauí reconhece que incentivar essa iniciação é uma forma de despertar o jovem estudante para a vocação científica, descobrindo novos talentos entre os discentes de graduação, articuladamente com a pós-graduação. Pensando em estimular ainda mais a participação acadêmica, desde 2004 a Universidade premia os melhores trabalhos de Iniciação Científica. Os projetos são avaliados por um processo seletivo criterioso realizado pelos comitês PIBIC Institucional e Externo.

No ano de 2008 foram agraciados três discentes e seus orientadores em Destaque na Iniciação Científica da UFPI e concedida menção honrosa por grande área de conhecimento a mais três alunos. Marcus Victor Almeida, Edson Chaves Ferreira e Marcos Antonio Moura ficaram respectivamente em primeiro, segundo e terceiro lugar. Francisco Eduardo, Viviane Lopes e Aryadna Ximenes receberam menção honrosa nas respectivas áreas de conhecimento de Ciências da Vida, Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

Como prêmio, os alunos ganharam passagem e hospedagem para participar da 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Manaus-AM, onde tiveram seus trabalhos re-apresentados em forma de pôsteres em sessões conjuntas com os demais pesquisadores da área. Ganharam ainda aparelhos MP4.

Para Edson Chaves, atual graduado do curso de Ciências Econômicas da UFPI, ex-bolsista PIBIC/CNPq, a premiação representou um esforço bem recompensado. "A premiação foi um incentivo para dedicar-me para melhor desempenho das atividades científicas. Até mesmo durante as férias, meu tempo era quase todo para a academia. Essa vitória fez parte da história de minha vida", enfatiza.

A divulgação dos melhores trabalhos deste ano será feita durante o XVIII Seminário de Iniciação Científica, a realizar-se entre os dias 21 e 23 de outubro, no Auditório do Centro de Tecnologia da UFPI, Campus Ministro Petrônio Portela.

Aos interessados em ingressar na pesquisa científica, Edson dá a dica: "Vale à pena dedicar-se à pesquisa científica, pois a mesma abre novos horizontes de vida ao cidadão, novos conhecimentos científicos, novas amizades, melhor desempenho no TCC, maior senso crítico, chance de conhecer novos lugares e grande peso para prosseguir na carreira acadêmica", conclui.