Cineclube apresenta "As lagrimas amargas de Petra von Kant"

16/10/2009 17:05

Nessa sexta-feira (16), o filme apresentado pelo Olho Mágico nos oferece um tema indigesto como prato principal. "As lágrimas amargas de Petra von Kant" (Die bitteren Tränen der Petra von Kant) aborda homofobia, conflitos internos, arrogância, petulância, orgulho & preconceito e outra dose generosa de adjetivos controversos.

Humanos, por sua essência, tem atração pelo sofrimento - alheio, em especial. E o que fazer quando nosso protagonista também é o vilão? Repudiar ou apegar-se? Compadecer-se ou renegar? As dúvidas aparecem quando somos colocados frente Petra von Kant. Estilista de renome e repercussão, extremamente radical em seus preconceitos, ela vê seus ideais e opiniões destruídas quando se apaixona por outra mulher.

Abraçando o que sempre foi drasticamente contra, Petra transforma sua paixão em alvo de seu sofrimento. Até que ponto podemos refletir nos outros o que acontece dentro de nós? Essa talvez, seja a principal pergunta da obra máxima do alemão Rainer Werner Fassbinder, que assina o filme como diretor e roteirista.

Após a sessão, acontece a já tradicional roda de discussão. Percepções e significados postos em palavras. A entrada é gratuita. A exibição ocorre na sala 447, no Centro de Ciências da Educação. Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina.